sábado, 27 de abril de 2013

Plantar árvores será requisito para licença

Para construir em Campina Grande, empresários terão que plantar uma cota determinada, que vai variar de acordo com o tamanho da construção.






Leonardo Silva
Projeto ainda está sendo estudado e deverá passar pela aprovação da Câmara dos Vereadores


Um projeto para transformar Campina Grande em uma cidade verde pretende aproveitar as grandes construções para o plantio de árvores. De acordo com o secretário municipal de Obras, André Agra, depois que o novo código for aprovado, um dos pré-requisitos para que o responsável por uma construção receba a licença é o cultivo de espécies nativas. Na próxima segunda-feira, será aberto um debate sobre o tema, no Portal da Transparência da Prefeitura de Campina Grande.

O secretário explicou que o projeto ainda está sendo estudado em diversos pontos e que deverá passar pela aprovação da Câmara dos Vereadores até o meio do ano. “A nossa intenção é reflorestar a cidade, é transformar Campina Grande em uma cidade verde. As mudas de árvores serão cultivadas em vários locais do município, como parques e praças, tudo seguindo critérios específicos”, informou.

Na prática, o novo código funcionará da seguinte forma: para construir na cidade, o empresário terá que plantar uma cota determinada, que vai variar de acordo com o tamanho da construção, para receber a licença. Para receber o alvará, deverá ser apresentada a comprovação do plantio, e caso isso não seja feito, a licença poderá ser até cassada.

“Ainda não definimos números, mas a expectativa é de que sejam construções com, no mínimo, entre 500 m² a mil metros quadrados. A prefeitura é quem escolherá os locais do cultivo e as árvores que deverão ser plantadas”, disse. O secretário também informou que um especialista deverá fazer um levantamento sobre as espécies nativas que poderão ser cultivadas na cidade. Hoje, em Campina Grande, existe um déficit de cerca de 600 mil árvores.

Para atrair a atenção da sociedade, a prefeitura municipal deverá abrir um espaço para debates e sugestões sobre o novo código, no Portal da Transparência de Campina Grande. “Nós precisamos da participação da população para terminar de elaborar o código, que sem dúvida trará inúmeros benefícios para a cidade, fazendo com que, no futuro, Campina Grande também seja reconhecida como um município verde”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário