terça-feira, 30 de abril de 2013

Em três dias Aesa registra metade das chuvas de abril em João Pessoa


29/04/2013 11h55 - Atualizado em 29/04/2013 12h00 

Da última sexta (26) até esta segunda-feira (29) foram registrados 110 mm.
Defesa Civil atendeu ocorrências em nove áreas de risco da capital.
 
Do G1 PB
 
 
Alguns pontos de alagamento foram registrados em João Pessoa após as chuvas deste domingo (28) (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Alguns pontos de alagamento foram registrados
em João Pessoa após as chuvas deste domingo (28)
Foto: Walter Paparazzo/G1)
Nas últimas 72 horas foram registradas chuvas em todas as regiões da Paraíba, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Os maiores volumes foram encontrados na faixa leste do estado, nas regiões do Litoral, Agreste e Brejo. Somente em João Pessoa choveu cerca de 110 mm entre a sexta-feira (26) e a manhã desta segunda-feira (29), quase metade dos 259 mm que foram registrados durante todo o mês de abril.
 
Em João Pessoa, as chuvas causaram alagamentos em todos os bairros, enchentes em comunidades ribeirinhas e um pequeno deslizamento em uma barreira no bairro do Cristo Redentor. Segundo a Defesa Civil de João Pessoa, o maior problema registrado nas últimas horas na capital é a obstrução de galerias, o que causa alagamentos nas principais vias.
  
“Registramos ocorrências em vários pontos de João Pessoa nesta segunda, devido às chuvas. Principalmente por conta da enchente no Rio Jaguaribe. Tivemos problemas no bairro São José e na comunidade do Timbó, no Bancários. Ainda estamos monitorando as áreas do Cuiá e de Cruz das Armas. Todas as famílias atingidas pela enchente estão sendo levadas para abrigos. Estamos trabalhando juntos com a Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura) para desobstruir as galerias que estão com lixo, principal causa dos alagamentos na cidade”, explicou Genival Filho, técnico da Defesa Civil de João Pessoa.
 
De acordo com a Aesa, a previsão é de que o tempo fechado permaneça na área do Litoral, Agreste e Brejo nas próximas 24 horas. Segundo a meteorologista Marle Bandeira, as chuvas que atingiram a faixa leste da Paraíba foram causadas pela umidade vinda do oceano. “Os ventos vindos do Nordeste e Sudeste trouxeram a umidade vinda do oceano e contribuíram para o clima de instabilidade na faixa litorânea, principalmente. A previsão para as próximas horas é de chuvas persistentes no Leste do estado e chuvas isoladas no Sertão, Cariri e Curimataú”, avaliou.
   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário