domingo, 21 de abril de 2013

Cooperativa da Paraíba aproveita água baixa e vende 8 toneladas de peixe


21/04/2013 06h00 - Atualizado em 21/04/2013 06h00 

1.200 pescadores de 17 cidades se unem para fornecer pescado.
Água baixa está facilitando a captura dos peixes e a pescaria artesanal.
 
Do G1 PB
 
 
Pescadores do Cariri paraibano estão unindo forças durante o período de estiagem. A Cooperativa de Agronegócios do Cariri, em Monteiro, vendeu oito toneladas de tilápias, traíras e curimatãs, durante a Semana Santa. A água baixa está facilitando a captura dos peixes e a pescaria artesanal acelerou muito. “Somente em Sumé chegamos a pescar quatro toneladas”, comemorou o presidente da Cooperativa, José de Deus Barbosa. Na cooperativa, existem pescadores de várias associações, somando 1.200 trabalhadores.
 
Dezessete cidades do Cariri produzem pescados e vendem grande parte da sua produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Até o final do ano, deverá ser inaugurada a Usina de Beneficiamento de Pescado, na cidade de Camalaú, o que poderá aumentar ainda mais as vendas.

De acordo com a presidência da Cooperativa, os pescadores querem vender seus produtos no Estado todo. “Por enquanto estamos vendendo em Monteiro, Camalaú e Sumé. Três açudes, de Camalaú, Sumé e Congo, estão ainda com boas produções de pescados, fora alguns açudes menores, que não deixam de ter peixes, como de Livramento, São Sebastião do Umbuzeiro e Coxixola”, afirma.
 
 
Fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário