domingo, 21 de abril de 2013

Bica serve de espaço de aprendizagem para estudantes de outros municípios

19/04/2013 - 17:41 

Todas as semanas duas escolas são selecionadas para visita

 

Além de abrigar várias espécies de animas, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) está servindo de espaço para aulas de campo com estudantes da rede municipal da cidade de Guarabira, que todas as terças e quintas-feiras, estão visitando o local. A medida tem o objetivo de incentivar a consciência sobre preservação, apresentando para os alunos a fauna e flora do Parque, em uma ação de Educação Ambiental.

Todas as semanas duas escolas são selecionadas para visita. Os alunos são acompanhados por professores e instrutores de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e ao retornarem ao seu município trabalham em sala de aula o conteúdo vivenciado em campo.

Para o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Edilton Nóbrega, “Educação Ambiental é um instrumento pelo qual os cidadãos constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente – um bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida”.

O secretário de Educação de Guarabira, Raimundo Alves de Macedo Sobrinho, revela que a iniciativa partiu de contatos com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) que disponibilizou o espaço para estudo e isentou as escolas de tarifa de entrada, possibilitando a participação dos alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental na atividade.

Segundo informações do secretário de Educação de Guarabira, atualmente existem 6.500 alunos matriculados na rede municipal e desse total quatro mil devem participar do projeto. São 32 escolas e 45 alunos por visita, na faixa etária de 8 a 12 anos.

Nesta quinta-feira (18), alunos da Escola Antonio Florentino da Costa visitaram a Bica e se encantaram com os animais e plantas existentes. Willamys dos Santos Silva, de 10 anos, disse que já conhecia a Bica, mas que o local agora está mais bonito e limpo. Ele disse ainda que uma das lições mais importantes, aprendidas durante a visita, é sempre cuidar dos animais, sem precisar alimentá-los.


Da Redação


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário