quinta-feira, 11 de abril de 2013

Projeto prevê retirada de 22 árvores em CG

Um total de 22 árvores podem ser removidas do canteiro central da avenida Floriano Peixoto, para construção de faixa exclusiva para ônibus.





Leonardo Silva
Projeto de mobilidade urbana na Floriano Peixoto deve passar por consulta pública ainda este mês
A prefeitura de Campina Grande, através da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP), pretende implantar uma faixa exclusiva para ônibus no trecho da avenida Floriano Peixoto, que vai desde o viaduto Elpídio de Almeida até o Terminal de Integração. Para isso, será necessária a retirada de 22 árvores do canteiro central da via. O assunto vem tendo grande repercussão nas redes sociais, com várias pessoas alegando que o corte das árvores será um prejuízo para a cidade, que atualmente tem um déficit aproximado de 700 mil árvores.

Ao comentar o assunto, o gerente da STTP, Vicente Rocha, informou que o projeto ainda está sendo discutido pela gerência de trânsito. Ele explicou que existe um anteprojeto da gestão passada para a implantação dessa terceira via, mas pontuou que o projeto precisará ser melhorado para só então a proposta ser submetida a uma audiência pública para concessão da licença ambiental.

Vicente negou que a prefeitura tenha a intenção do corte e explicou que as 22 árvores não serão eliminadas, mas sim replantadas na própria avenida, causando um dano ambiental pequeno.

VIABILIDADE
Indagado sobre a viabilidade da proposta da prefeitura de replantar as árvores na própria avenida, o ecologista Roberto Almeida, coordenador da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), informou que ainda não tem conhecimento dos detalhes do projeto. Apesar disso, Roberto adiantou que em caso de replantio das árvores algumas podem não sobreviver, o que traria prejuízos para o meio ambiente, assunto que deverá ser debatido futuramente para que se encontre a melhor alternativa para a questão.

A consulta pública sobre o projeto de mobilidade urbana que prevê a instalação do corredor exclusivo de ônibus na Floriano Peixoto deverá acontecer ainda este mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário