quinta-feira, 25 de abril de 2013

Árvore cai em cima de carro no bairro do Bessa, em João Pessoa


24/04/2013 09h45 - Atualizado em 24/04/2013 09h46 

Segundo a Semam, esta é a sexta árvore que cai em 2013 na capital.
Órgão diz que plantio errado contribui para o tombamento.
 
Do G1 PB
Árvore tomba e cai por cima de carro no bairro do Bessa, em João Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Árvore cai por cima de carro no bairro do Bessa,
em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Uma árvore caiu na manhã desta quarta-feira (24) por cima de um carro, no bairro do Bessa,  em João Pessoa. De acordo com o chefe de Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria do Meio Ambiente da capital paraibana (Seman), Anderson Fontes, este foi o sexto caso de tombamento de árvores desde o início do ano. A última árvore a tombar foi um pé de oliveira, no bairro do Varadouro, também em João Pessoa. O plantio errado somado às chuvas contribuem para os acidentes, segundo a Semam.

Sobre o tombamento desta manhã, a Semam ainda vai fazer um laudo técnico sobre as causas. "No entanto, podemos afirmar que a maior parte desses acidentes com árvores acontece por causa do plantio errado. Naquela área do Bessa, há muitas algarobas, que são árvores de porte grande e raízes superficiais. Como muitas são plantadas em calçadas, com as chuvas, que têm sido intensas, acabam tombando”, explicou Anderson Fontes.


Árvores com raízes artificiais plantadas em locais de pouco espaço contribuem para acidentes (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Árvores com raízes artificiais plantadas em locais de pouco espaço
contribuem para acidentes (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Fontes disse ainda que problemas como cupins e fungos também ocasionam tombamentos. “Quando nós verificamos que há árvores que apresentam algum tipo de risco de queda, fazemos de imediato uma poda para dar mais equilíbrio. Em seguida, averiguamos o que está provocando esse risco e, caso seja necessário, fazemos um tratamento fitossanitário para combater sobretudo os fungos, que apodrecem as raízes”.
João Pessoa, ainda de acordo com a Seman, é uma das capitais brasileiras que registram um dos menores números de tombamento por ano. “Nós temos uma média de 17 quedas de árvores por ano. Há capitais em que a média é de 40 tombamentos anuais. Esse número reduzido de tombamentos de árvores é devido, em parte, ao processo de monitoramento que temos adotado”, declarou Anderson Fontes.

Em 2012 foram realizadas mais de nove mil podas de árvores. Este ano, segundo o chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Seman, foram mais de 1,2 mil podas. “É um número ainda aquém do que desejamos, haja vista que a capital paraibana tem cerca de 300 mil árvores plantadas em calçadas, canteiros centrais e praças. Porém, sem sombra de dúvidas, podemos dizer que o que temos feito tem produzido os resultados esperados”, pontuou.

Apoio da população
Anderson Fontes destacou que o apoio da população é fundamental ao trabalho da Seman. Quem perceber risco de desabamento de alguma árvore deve ligar para a Seman pelo telefone 3218-9183. “Nós vamos até o local e emitimos um parecer técnico, fazemos um laudo da situação da árvore. Logo em seguida, enviamos esse laudo para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que vai executar o que as providências que sugerimos, como a poda das árvores”, explicou.

Bairros e avenidas de maior risco
O chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Seman afirmou que os bairros mais antigos são os que apresentam o maior risco de tombamento de árvores. Entre os bairros estão Tambiá, Roger, parte da Torre, Jaguaribe e Varadouro. “Esses bairros, por serem os mais antigos da capital, têm as árvores mais antigas, que requerem um maior cuidado e são mais vulneráveis a tombamentos”, acrescentou Anderson Fontes.

As avenidas que apresentam os maiores riscos de tombamento de árvore são Epitácio Pessoa, Camilo de Holanda e Maximiano Machado. “Mas também temos as ruas Monsenhor Walfredo Leal e a Avenida Coremas”, completou.
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário