quinta-feira, 4 de abril de 2013

Capital terá mais árvores

Plano de arborização da Semam prevê o plantio de 5.700 mudas de árvores, para recuperar áreas degradadas em João Pessoa. 




Em todos os 64 bairros de João Pessoa é possível encontrar a presença de árvores, no entanto, em alguns deles há pouca cobertura vegetal, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). De acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em João Pessoa existem 213.256 mil Domicílios Particulares Permanentes (DPP), sendo que 204.309 deles são de ordenamento regular (dividido em quadras). Destes, 160.110 mil possuem arborização no entorno e 43.623 mil não conta com árvores entre suas características.

Com o objetivo de recuperar áreas degradadas de João Pessoa, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) executará o plano de arborização, que, para este ano, prevê o plantio de 5.700 mudas de árvores. A ação, que está em fase final de planejamento, faz parte do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.

Segundo a assessoria de comunicação da Semam, 500 mudas estão destinadas à plantação em calçadas, 400 serão distribuídas para a Secretaria de Educação e 300 para as praças da cidade. As demais mudas serão colocadas em todos os bairros da cidade, com foco nas áreas degradadas e de pouca cobertura vegetal, como os bairros Valentina Figueiredo, Paratibe, Bessa, Bairro das Indústrias e Jardim Veneza.

Ainda conforme a assessoria, entre as áreas degradadas que são prioridade estão os remanescentes verdes, como os parques Augusto dos Anjos, em Gramame e Cuiá, no bairro de mesmo nome, além da mata ciliar do Rio Jaguaribe. O trabalho da arborização urbana inclui ainda o plantio nas Unidades de Saúde da Família (USF), nos canteiros de avenidas como Epitácio Pessoa, Hilton Souto Maior, e ainda nas calçadas residenciais, cuja demanda foi solicitada pelos moradores.

Para a aposentada Maria José Moreira, que reside no Cuiá, a plantação de mudas proporciona melhoria de vida para os moradores. “Além de deixar as praças e as ruas mais bonitas, as árvores ainda servem de sombra e de brincadeira para as crianças”, disse.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, a revitalização de espaços públicos para a população visa promover o uso consciente e sustentável. “Estamos trabalhando para recuperar áreas verdes degradadas, limpando, instalando cercas de proteção, promovendo o replantio, sempre com o objetivo de levar à população o uso sustentável dessas áreas. É preciso ocupar e estimular a consciência da preservação”, ressaltou.

Segundo ele, 15 profissionais da Semam, entre engenheiros florestais, técnicos agrícolas e jardineiros estão empenhados na ação, que terá as mudas de algodão e aroeira da praia, jacarandá, ipê de jardim, leiteira, como algumas das espécies a serem plantadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário