domingo, 27 de maio de 2012

APAN protesta contra a tentativa de mudanças no Regimento do COPAM

Membros da APAN e da Comunidade Indígena
externam sua indignação contra as mudanças no
Regimento Interno do COPAM.
Durante a realização o Fórum de Debates a Paraíba na Rio+20, no dia 25 de maio, no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, membros da Sociedade Civil e da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza - APAN protestaram contra a tentativa do Governo do Estado, por intermédio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) em implementar modificações no Regimento Interno do Conselho de Proteção Ambiental da Paraíba (COPAM).
 
Leia também
Membros da APAN e da Comunidade Indígena
externam sua indignação contra as mudanças no
Regimento Interno do COPAM.
Entre outras modificações apresentadas, a que causou mais estranheza a alguns conselheiros foi a modificação de seu art. 18. De acordo com a proposta de modificação apresentada pela SUDEMA, pelo CREA-PB e pela FIEP, quando do pedido de vistas pelo conselheiro para algum processo, se houver discordância do presidente ou de algum dos conselheiros presentes na reunião, o pedido será submetido ao plenário e somente será concedido após a aprovação por 3/5 (três quintos) dos presentes.

Caso seja aprovada a modificação proposta, na reunião da próxima terça-feira (29), o licenciamento ambiental da Paraíba ficará concentrado nas mãos do órgão licenciador, haja vista que a SUDEMA e o CREA-PB, solicitantes da modificação do Regimento, possuírem cada uma cinco membros (2/3) no COPAM, cerceando os representantes da sociedade civil de ter acesso aos processos e emitir pareceres. Esta medida poderá causar sérios prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas.

De acordo com o Biólogo Ronilson José da Paz, Conselheiro representando a APAN, o Conselho de Proteção Ambiental - COPAM da Paraíba tem algumas peculiaridades: (a) A composição (1/3 SUDEMA, 1/3 CREA-PB, 1/3 entidades de classe, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba - IPHAEP e da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza - APAN), foi determinada pela Constituição do Estado de 1989, qualquer modificação nela só poderá ser feita por meio de Emenda Constitucional; (b) É também a Constituição do Estado da Paraíba que garante a efetiva participação do IPHAEP e da APAN no COPAM. "Com a pretendida modificação no regimento interna essa efetiva participação dessas entidades no conselho está comprometida", concluiu.

A votação que avaliará as modificações pretendidas pelo Governo do Estado dar-se-á na 518ª Reunião Ordinária do Conselho, a ser realizada na próxima terça-feira (29), no Auditório da SUDEMA, situado na Av. Monsenhor Walfredo Leal, 181, Tambiá, João Pessoa, PB (58020-540), onde também serão apresentados os relatórios de vistas de 21 processos de licenciamentos, dos quais 16 foram analisados pelo Conselheiro da APAN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário