sábado, 26 de maio de 2012

Maioria de áreas habitadas não tem bueiros

Apesar de ser um importante mecanismo para escoar águas e evitar alagamentos, os bueiros só existem em 16% das regiões habitadas da Paraíba.

 
Rizemberg Felipe
Apesar de ser um importante mecanismo para escoar águas e evitar alagamentos, os bueiros só existem em 16% das regiões habitadas da Paraíba. Das 824.144 moradias existentes no Estado, apenas 133.208 ficam localizadas em locais onde há esse tipo de estrutura. A informação faz parte do Censo 2010, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que traçou um diagnóstico da infraestrutura das áreas habitadas no Estado.
 
Segundo o estudo, 6,8% dos domicílios paraibanos não têm serviço de limpeza urbana e 69,3% estão instalados em ruas pavimentadas. A pesquisa ainda apontou que apenas 1,4% das moradias têm rampas de acesso para cadeirantes e só 38,7% das casas possuem endereço completo de forma que podem receber correspondências.
 
Com relação ao esgotamento sanitário, o Estado possui 22,42% de suas casas sem rede coletora de esgoto, que despejam seus resíduos a céu aberto em áreas públicas. O índice da Paraíba é o dobro da média nacional, que ficou em 10,93%. 
 
Do outro lado, o Censo também apontou alguns indicadores positivos. A iluminação pública foi considerada pelos pesquisadores como a característica de infraestrutura urbana mais presente nas áreas que ficam em volta dos domicílios investigados. Do total de quase 825 mil casas, 96,6% são beneficiadas com o serviço. A arborização também está presente em 80% das áreas habitadas.
 
No entanto, o estudo comprovou que a quantidade de árvores diminui à medida que pioram as condições de esgotamento sanitário das regiões. Nas localidades que não têm banheiros, a arborização ocupa apenas 72,7% da áreas localizadas em volta dos domicílios. A quantidade de esgoto jogado a céu aberto e de lixo é maior em 38% nas regiões sem sanitários.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário