domingo, 27 de maio de 2012

Mais de 20% das moradias paraibanas ficam ao lado de esgotos a céu aberto

Mais de 170 mil domicílios paraibanos estão ao lado de esgotos a céu aberto, o que representa 22% das casas, o dobro da média nacional, que é de 10%, segundo o IBGE, o que significa mais pessoas doentes, mais gastos públicos com saúde, com hospitais, com PSF e com remédios.

A Paraíba ficou em 11º lugar na lista dos estados que têm mais casas com esgotos a céu aberto no entorno. No Nordeste, o Piauí tem a pior situação.

Os dados do IBGE mostram ainda que em João Pessoa, mais de 8,7 mil domicílios estão nessa situação.

De acordo com Cláudia Coutinho, especialista em Engenharia Ambiental, falta empenho do poder público para mudar essa realidade.

– O que está faltando é a questão dos governos, seja de esfera municipal, estadual ou federal, se empenhar a ter essa política de saneamento básico, implantar todo esse sistema de coleta de esgoto sanitário e do tratamento também. Porque só coletar e jogar nos rios e nos mares não vai adiantar, vai só tirar o esgoto da frente da população, mas vai poluir outros locais. Então tá faltando na verdade, é a vontade política para se fazer esse trabalho – disse Cláudia.

* Com informações da TV Cabo Branco

Por: Redação 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário