quarta-feira, 9 de maio de 2012

Telhados Verdes são tendência nas construções em João Pessoa

Público assiste a vídeo sobre construções sustentáveis
A escolha das espécies vai definir que tipo de manutenção terá de ser feita no telhado

Por Fabrícia Oliveira

Público assiste a vídeo sobre construções sustentáveis“A realização do minicurso “Telhados Verdes” atende uma demanda do setor da construção civil da área de paisagismo de projetos arquitetônicos”, foi o que informou o professor Laudízio Diniz, durante o curso que acontece hoje (8), em João Pessoa e que atraiu muitos profissionais desta área.

Realizado pela empresa Atmosfera Consultoria Ambiental, que promove palestras, cursos e eventos sobre meio ambiente, recursos hídricos e saneamento ambiental, o minicurso sobre Telhados Verdes em Construções Sustentáveis, é ministrado pelo educador ambiental Eduardo José Diehl, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/91), parceiro e executor de telhados vivos no Rio Grande do Sul, com especialização nesta área obtida na Alemanha. O especialista ministra cursos e atua em projetos nas áreas de agroecologia, ecologia urbana, permacultura, desenvolvimento de comunidades sustentáveis e gestão ambiental. 

Ainda segundo o professor Laudízio Diniz, em João pessoa, muito se comenta a respeito dessa alternativa de projeto, de melhoria do ambiente da construção, “por isso, trouxemos um técnico experiente no assunto, no Brasil, para oferecer aos técnicos de arquitetura e engenharia, ambientalistas e estudantes, uma opção para começar a pensar e estudar o tema. É uma tendência aqui na cidade, já identificamos algumas construções que começaram a pensar em adotar isso, como uma alternativa de amenizar o ambiente urbano que hoje predomina a historia do concreto armado”, afirmou.

Confira a entrevista com o consultor Eduardo José Diehl 

Como vê a valorização do paisagismo nos novos empreendimentos urbanos? O paisagismo está tomando uma importância muito grande no mercado imobiliário não só na questão da evolução do pensamento ambiental como um todo, mas, também, porque as pessoas estão descobrindo a importância da reconexão com a natureza e os jardins. Os jardins espelham a alma de quem está habitando a casa, a empresa. O cuidado com a vida é algo que está em voga. 

Quais os cuidados para a manutenção de um belo jardim em um condomínio vertical, no qual é grande o número de famílias, pois em João Pessoa têm sido lançados empreendimentos com mais de 100 unidades em duas torres? Isso é um processo, porque existem as áreas coletivas e as áreas privadas. As áreas coletivas, isso é em consenso com a convenção de condomínio, de acordo com o que as pessoas estão vendo o que é bom para si, elas vão decidir. O jardim é como uma criança, que precisa ser aguada, regada, cuidada, planejada. Enfim, tudo que tem relação com a vida tem a ver com cuidado, é isso que vai fazer diferença.

Que tipos de plantas são ideais para ambientes assim? Varia se estamos no litoral, ambiente com muita luz, com muito sol, ambientes internos, com sombra. As espécies serão definidas de acordo com as características que o local oferece para que as plantas possam se desenvolver em solos menores ou maiores, plantas de vasos, floreiras. O espaço vai definir que tipo de planta e de necessidade para que o paisagismo atenda.

As frutíferas podem conviver com as áreas de lazer dos prédios? Com certeza, o paisagismo produtivo é algo que está sendo aceito e entendido pela população como algo necessário para que a nutrição e a saúde venham junto com a beleza associada ao paisagismo. 

Que ganhos têm os moradores de imóveis onde os jardins são grandes? De todos os tipos. Qualidade de vida, qualidade ambiental, visual, psicológica. São vários aspectos positivos que acabam sendo trazidos pelo paisagismo.

No caso do telhado verde, essa tendência europeia tem chance de crescimento no Brasil, com clima quente e sol intenso? Tem, porque a vegetação existe em qualquer lugar do planeta. E, a tendência de se criar ambientes mais agradáveis é universal seja climas quentes, frios, temperados ela é possível de ser instalada.

O que predomina nestes espaços - gramíneas, flores, hortaliças? Geralmente suculentas e cactáceas. Conseguimos ter uma profundidade de solo maior em estruturas mais reforçadas, o mesmo jardim que temos em nível de solo, pode ser repetido numa cobertura.

Como é feita a manutenção/aguamento, que no Brasil, e no Nordeste em especial, deve ser diário? Da mesma forma como se faz em jardim. A tendência que se tem em cobertura é usar plantas mais resistentes e com menor necessidade de cuidados, então, a escolha das espécies vai definir que tipo de manutenção será necessário ter no telhado. Varia de acordo com a espécie. 

Que retorno um telhado verde traz para o morador da casa? De vários tipos. A qualidade ambiental e a qualidade psicológica que é oferecida aos moradores, realmente faz muita diferença entre ter e não ter uma cobertura viva. 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário