sábado, 12 de maio de 2012

Ibama faz operação no Sertão da PB contra caça de aves migratórias

12/05/2012 09h44 - Atualizado em 12/05/2012 10h05

Suspeitos são multados e podem responder a processo criminal.
Cerca de 120 animais foram apreendidos desde quinta-feira (10).
 
Do G1 PB
 
A superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na Paraíba promove desde quinta-feira (10) uma operação em cidades do Sertão com o objetivo de coibir a caça de aves migratórias. De acordo com Jaime Pereira, chefe de fiscalização do órgão, pelo menos 120 animais foram apreendidos em situação irregular. Não havia espécies em extinção, mas algumas são silvestres e estão em passagem pela Paraíba, como a ave arribaçã, cuja captura é proibida.
A fiscalização da Operação Migratórios passou pelas cidades de Brejo do Cruz, São Bento, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, Sousa e Tavares. Segundo Jaime, a operação ainda não foi finalizada e as equipes do órgão continuam monitorando áreas onde há suspeita de caça.

As aves apreendidas estão sendo encaminhadas neste sábado (12) do escritório do Ibama no município de Sousa, no Sertão, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Cabedelo, no Litoral paraibano. A expectativa é de que os animais vivam um período de adaptação e possam ser devolvidas à Natureza.

Segundo Jaime Pereira, as pessoas que foram flagradas caçando os animais foram autuadas e deverão pagar multa, cujo valor depende da espécie e da quantidade de animais que estavam na posse do suspeito. Após a apreensão, o suspeito pode responder a processo administrativo.

O Ibama também encaminha uma portaria comunicando o caso ao Ministério Público Estadual, que solicita à Polícia Civil a abertura de um inquérito para que o responsável pela caça e captura responda criminalmente.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário