sábado, 26 de maio de 2012

Jacaré é resgatado de açude durante seca em Campina Grande, PB


25/05/2012 08h03 - Atualizado em 25/05/2012 12h06
  
Reservatório está secando e animal corria risco de morte, dizem bombeiros.
Jacaré foi capturado na quinta-feira (24) e entregue ao Ibama.
 
Do G1 PB
 
Bombeiros resgatam jacaré em açude que está secando (Foto: Divulgação/2ºBPM)
Bombeiros resgatam jacaré em açude que
está secando (Foto: Divulgação/2ºBBM)
Um jacaré foi encontrado na tarde da quinta-feira (24) em um açude no distrito de São José da Mata, em Campina Grande, no Agreste paraibano. Segundo o Corpo de Bombeiros, o animal foi resgatado porque o reservatório está secando devido à estiagem. Segundo Roberto Almeida, técnico da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a fêmea da espécie papo amarelo tem quatro anos de idade, 1,3 metro de comprimentoe pesa 10 kg. Ela foi achada na lama.
 
O animal foi visto por moradores do distrito, que comunicaram ao Corpo dos Bombeiros. Segundo a assessoria do 2º Batalhão de Bombeiro Militar, a captura foi necessária porque o réptil corria o risco de morrer. Além disso, o jacaré estaria saindo do açude depois da baixa da água e circulando pelos sítios da região, podendo representar risco às crianças que moram no entorno.
  

Animal resgatado foi levado para sede do Ibama (Foto: Divulgação/2ºBBM)
Animal resgatado foi levado para sede do Ibama
(Foto: Divulgação/2ºBBM)
O ambientalista afirmou que pode haver mais jacarés no mesmo reservatório. “Ali tem pelo menos mais dois ou três jacarés novinhos. Próximo ao açude tem um parque de preservação e possivelmente alguns animais fugiram há algum tempo e vêm se reproduzindo”, disse. Segundo ele, o animal não sofreu maus tratos.
 
Os bombeiros não tiveram muito trabalho para capturar o jacaré. Ele foi entregue ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e nesta sexta-feira (25) deverá ser entregue a um ambiente mais adequado. Uma iguana que também foi encontrada no quintal de uma casa foi capturada e também será encaminhada para seu habitat natural.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário