terça-feira, 1 de maio de 2012

Mangabeira registra mais casos de poluição sonora em João Pessoa

01/05/2012 13h00 - Atualizado em 01/05/2012 13h00
 
No total, 58% das denúncias de João Pessoa são registradas no bairro.
Poluição sonora pode causar vários efeitos negativos no organismo.


Do G1 PB com TV Cabo Branco

O bairro de Mangabeira, considerado pelo Censo 2010 do IBGE como o mais populoso da Paraíba com 75.988 habitantes, é também o que mais registra denúncias de poluição sonora em João Pessoa. De acordo com os dados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 58% das denúncias deste tipo são registradas em Mangabeira.

Por dia, a Semam recebe cerca de 30 reclamações por poluição sonora em João Pessoa. Já no fim de semana esse número sobe para aproximadamente 60 ligações. A maioria delas acontece entre às 22h e às 7h.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. (Ibama), a poluição sonora pode causar vários efeitos negativos no organismo, como por exemplo os distúrbios do sono, estresse, perda de capacidade auditiva, surdez, dores de cabeça, alergias, distúrbios digestivos, falta de concentração e aumento do batimento cardíaco.

No ranking dos bairros que mais fazem reclamação por poluição sonora, em segundo lugar, está Valentina (9%). Em terceiro os bairros Bessa, Cabo Branco, Manaíra, Altiplano, Jardim Cidade Recreio com 8% das denúncias. Em quarto os bairros Cristo, Rangel, Cruz das Armas e Jaguaribe com 7%. Os bairros dos Bancários, Geisel, João Paulo, Alto do Mateus, Mandacaru, Padre Zé, Jardim 13 de Maio, Ipês e Roger vêm em seguida com 5%.

Já os bairros Funcionários I, II e III, Costa e Silva, Grotão, Comunidade São Rafael, Paulo Afonso, São José, Boa Esperança e Timbó registram 4% das denúncias.

“Todo mundo tem direito de divertir, ouvir seu som, mas tem que ser de acordo com o permitido pela lei”, Elizeuda Rolim Fiscal Ambiental da Semam. De acordo com a Seman, em áreas residenciais, durante o dia é permitido até 55 decibéis. Já à noite, 50 decibéis. Quando os fiscais constam poluição sonora eles podem emitir um auto de infração, apreender o equipamento e aplicar multa com valor mínimo de R$ 5 mil. O infrator ainda pode ficar até 4 anos detido.

Para realizar a denúncia basta ligar para Semam 0800 281 9208. A denúncia também pode ser feita na (Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) pelo telefone (83) 3218 5591.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário