PONTO
MAIS ORIENTAL DAS AMÉRICAS AMEAÇADO EM JP
O recuo da Barreira oscila entre 0,46 metros e 1,92 metros por ano, e vem aumentando sensivelmente nas últimas décadas. Mas em alguns pontos, a erosão é maior, como na praia do Seixas. “No ano de 2011, o recuo foi de aproximadamente três metros no trecho que compreende o estacionamento do Seixas”, disse o geógrafo.
A projeção é resultado de uma pesquisa concluída em 2009 que durou três anos, envolvendo oito equipes de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Pernambuco (UFPE), coordenado pela Semam. O geógrafo Williams Guimarães participou da comitiva da pesquisa e, desde então, monitora as áreas consideradas mais críticas de erosão: praia do Seixas, Barreira do Cabo Branco e Praça de Iemanjá.
Fonte: Correio da Paraíba, João Pessoa, domingo, 13 de maio de 2012. Cidades, B1-B2.
Erosão
pode recuar até 40 metros da falésia do Cabo Branco; intervenção precisa ser
feita para conter desgastes
ALINE
GUEDES
Em 20 anos, o Farol do Cabo
Branco pode desaparecer, se nada for feito para conter a erosão na Barreira e
na Ponta do Seixas, em João Pessoa. Essa é a previsão de especialistas, que
afirmam que é preciso haver uma intervenção urgente, para que o seu título de
“extremo mais oriental das Américas” não esteja ameaçado. De acordo com o
geógrafo da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP), Williams
Guimarães, nesse mesmo período, o fenômeno pode recuar aproximadamente 40
metros nas falésias.
Estudo mostra que a Barreira do Cabo Branco, em JP, recua quase 2 metros por ano. Foto: Uênia Barros/Correio da Paraíba |
O recuo da Barreira oscila entre 0,46 metros e 1,92 metros por ano, e vem aumentando sensivelmente nas últimas décadas. Mas em alguns pontos, a erosão é maior, como na praia do Seixas. “No ano de 2011, o recuo foi de aproximadamente três metros no trecho que compreende o estacionamento do Seixas”, disse o geógrafo.
Erosão na Barreira do Cabo Branco. Previsão para 2013 é alarmante. InfografiCORREIO. Sérgio Bilous. |
A projeção é resultado de uma pesquisa concluída em 2009 que durou três anos, envolvendo oito equipes de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Pernambuco (UFPE), coordenado pela Semam. O geógrafo Williams Guimarães participou da comitiva da pesquisa e, desde então, monitora as áreas consideradas mais críticas de erosão: praia do Seixas, Barreira do Cabo Branco e Praça de Iemanjá.
Segundo ele, dos quatro Estados
do Nordeste que têm caráter erosivo no litoral - Ceará, Paraíba, Pernambuco e
Rio Grande do Norte -, a situação da Paraíba é considerada a mais grave. “Não
temos nenhuma intervenção até agora. Todas as outras capitais já têm ou
iniciaram alguma obra de contenção”, disse. A Paraíba possui 147 km de litoral,
sendo 42% erosivo.
“Drenagem
da área foi prejudicada”
A localização da Estação Ciência
também é posta em xeque pelo especialista. “Não é a obra em si que traz danos,
mas a vegetação que foi retirada do local para construí-la, o que ocasiona
infiltração de água das chuvas, um dos maiores vilões da erosão. Toda
intervenção no meio ambiente traz consequências e, nesse caso, a drenagem da
área foi prejudicada”, explicou.
De acordo com um dos
coordenadores do projeto, o geólogo da UFPE, Paulo Nóbrega, a área da praia do
Seixas à praça de Iemanjá apresenta uma morfologia característica, com enseadas
e pontos rochosos se alternando na costa, o que favorece a concentração da
erosão nas pontos em direção ao mar, enquanto as baías são locais preferenciais
de sedimentação, devido à baixa energia das ondas. “A Bareira do Cabo Bronco é
um monumento, um ícone. Não podemos deixá-la ser destruída. Lógico que não
devemos lutar contra o mar, apenas nos defender’, disse.
Obras
não têm data para iniciar
Projeto para conter erosão da
Barreira do Cabo Branco ainda não saiu do papel; obra custa R$ 13 milhões
Apesar das previsões
preocupantes de especialistas para as próximas duas décadas na Barreira do Cabo
Branco, o estudo que custou R$ 677 mil para conter a erosão do local ainda não
saiu do papel Três anos depois, o projeto só possui uma das três licenças
necessárias para começar a obra e esbarra na morosidade do trâmite da
Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Sudema). A construção está orçada
em R$ 13 milhões, mas ainda não tem previsão para começar.
Depois de três anos de pesquisa,
a técnica escolhida foi o enrocamento aderente, uma estrutura construída
paralela à praia com rochas graníticas e revestidas com uma manta têxtil, que
dissipa a energia das ondas e reduz a erosão. “É uma técnica similar às
estruturas montadas nas praias de Boa Viagem e Olinda, que datam do final da
década de 1990 e já apresentam recuperação da área. Se não tiver a manta têxtil
no assoalho, a erosão é maior, por isso só jogar a rocha não adianta”, explica
o geógrafo Williams Guimarães.
Mas o especialista ressalta que
a contenção não vai resolver o problema da erosão. “Isso é uma ação natural,
não tem como evitar, Estamos apenas criando situações para dar sobrevida às estruturas
ancoradas naquele local. Por exemplo, o prognóstico de perdermos 40 metros em
20 anos pode ser desacelerado para 60 anos com o enrocamento aderente”.
Segundo Williams, para dar
início à obra são necessárias as licenças: prévia, de operação e de instalação.
A primeira demorou quatro meses para sair. “Dei entrada em agosto de 2011 e só
saiu em dezembro”, disse. Atualmente, a licença de operação está em trâmite na
Sudema mas o andamento do processo retardou ainda mais porque o Conselho de
Proteção Ambiental do Estado (Copam) pediu para reanalisar o documento. “O
processo é moroso. Nossa preocupação é porque estamos lidando com uma situação
urgente e se a obra demorar muito a sair, o projeto pode perder a
credibilidade”.
Morosidade: Projeto só possui uma das três licenças necessárias para começar as obras na Barreira
Geógrafo
teme que inverno acelere o processo
O geógrafo Williams Guimarães teme que o inverno desse ano seja rigoroso e traga mais prejuízos. Na mesma estação do ano passado, a via que compreende o trecho do farol até a rotatória do Cabo Branco caiu. “Na verdade, não deveria nem ter trânsito naquele trecho. Assim como prevê a legislação, toda rodovia localizada em topos de falésias deve ser afastada, no mínimo, 100 metros. Ali, a distância é de aproximadamente 30 metros apenas”, alerta. O renomado paisagista Roberto Burle Marx fez um projeto para impedir o avanço do mar nos anos 1970, mas a concepção nunca foi levada à frente. A erosão costeira é resultante da ação das ondas, do vento, das águas pluviais e da ação do homem, principalmente na retirada da vegetação e construções próximas às falésias. “Temos duas estações bem definidas no nosso Estado: verão e inverno. No verão, o mar deposita areia nas praias. No inverno, o processo é inverso: a areia é retirada. Mas, no nosso litoral, a retirada é maior que a deposição. A erosão causada pelas ondas é justamente essa dinâmica desequilibrada”, esclareceu.
O geógrafo Williams Guimarães teme que o inverno desse ano seja rigoroso e traga mais prejuízos. Na mesma estação do ano passado, a via que compreende o trecho do farol até a rotatória do Cabo Branco caiu. “Na verdade, não deveria nem ter trânsito naquele trecho. Assim como prevê a legislação, toda rodovia localizada em topos de falésias deve ser afastada, no mínimo, 100 metros. Ali, a distância é de aproximadamente 30 metros apenas”, alerta. O renomado paisagista Roberto Burle Marx fez um projeto para impedir o avanço do mar nos anos 1970, mas a concepção nunca foi levada à frente. A erosão costeira é resultante da ação das ondas, do vento, das águas pluviais e da ação do homem, principalmente na retirada da vegetação e construções próximas às falésias. “Temos duas estações bem definidas no nosso Estado: verão e inverno. No verão, o mar deposita areia nas praias. No inverno, o processo é inverso: a areia é retirada. Mas, no nosso litoral, a retirada é maior que a deposição. A erosão causada pelas ondas é justamente essa dinâmica desequilibrada”, esclareceu.
Estima-se que a Barreira do Cabo
Branco tenha recuado cerca de 500 metros, desde tempos remotos, antes da
colonização. De acordo com o projeto, as áreas ameaçadas pela erosão costeira
constam na lista dos locais preferidos pelos turistas em João Pessoa. Segundo
uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (IFEP/PB),
71,15% visitam o Farol do Cabo Branco e 57,95% a Estação Ciência.
Professor
não acredita em recuo
O debate da erosão no litoral
pessoense é antigo, mas continua polêmico. Enquanto alguns especialistas clamam
por uma medida emergencial, outros não acreditam na rapidez do recuo das
falésias. É o caso do geólogo da UFPB, Eduardo Galliza, que não aposta no
desmoronamento da falésia, como aponta o estudo da Semam. “O recuo da falésia
não é tão rápido quanto se divulgam. E não existem parâmetros científicos para
afirmar que ela desaparecerá em 20 anos. São apenas especulações, sem nenhum
lastro científico”, argumenta.
O geólogo também não concorda
com nenhuma das alternativas propostas para conter o processo erosivo na
falésia do Cabo Branco. “Creio que é mais uma questão político-administrativa
que envolve grandes cifras. João Pessoa tem inúmeros outros problemas,
inclusive ambientais, que requerem mais atenção e urgência”. Entretanto,
Galliza defende que entre as diversas alternativas propostas ao longo das
últimas décadas a mais adequada, por ser a menos impactante, é a construção de
recifes artificiais.
“Na minha opinião, colocar muros
de contenção ou de arrimo, destruiria a beleza da paisagem. Mas já cogitaram
muitas outras técnicas, como uso de gabiões e até uma rodovia por baixo da
falésia, há 15 anos atrás. Existe uma pressão política no sentido de se fazer
alguma coisa. Mas esse é um fenômeno lento do ponto de vista geológico. A
prioridade deveria ser a disciplina na ocupação do homem nessas áreas”, alega.
Eduardo Galliza explica que a
erosão não é linear. Ela ocorre onde há a ação mais intensa das ondas do mar, o
que leva ao desmoronamento da barreira. Entretanto, a própria parte que cai
protege mais a falésia evitando outro desmoronamento no mesmo local. “Esse
material, ao se depositar no sopé das falésias, serve de proteção natural às
mesmas. Os blocos ali depositados dissipam parte da energia das ondas
protegendo a área e retardando o recuo da falésia no local”, disse.
Fonte: Correio da Paraíba, João Pessoa, domingo, 13 de maio de 2012. Cidades, B1-B2.
Se a Prefeitura de João Pessoa estivesse preocupada com a queda da Barreira do Cabo Branco não teria construído a Estação Ciência a pouco mais de 100 metros da falésia e teria recomposta a vegetação nesse perímetro.
ResponderExcluirPara agravar a situação, sequer a drenagem superficial da região foi feita durante a sua construção, sendo inclusive motivo de aplicação de multa pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente - Sudema.
Interessante que é este o mesmo órgão que outorgou licença de instalação, mesmo com a Prefeitura de João Pessoa não cumprindo mais de 80% dos condicionantes da licença prévia, para as intervenções na falésia.