quarta-feira, 9 de maio de 2012

Placas causam poluição visual

Na tentativa de chamar a atenção dos clientes, comerciantes travam uma verdadeira 'guerra' e acabam por confundir o consumidor. 

Publicado em 09/05/2012 as 06h30
 

Francisco França
Sedurb irá notificar comerciantes, para que se inicie um processo de padronização das placas

O desenvolvimento econômico dos bairros de João Pessoa que têm o comércio intenso vem junto com a poluição visual das ruas. O problema é visto claramente na avenida Josefa Taveira, a principal via de Mangabeira, onde estão concentrados inúmeros estabelecimentos comerciais com placas de tamanhos e posições diferentes, deixando a população confusa.

“A poluição visual é muito grande. Apesar de Mangabeira ter um setor de comércio forte, isso incomoda e podia ser mais ameno.

Temos uma grande quantidade de lojas e isso devia ter uma maior organização”, reivindicou o biólogo Linccon Carvalho, que, mesmo sendo morador de Tambaú, procurou o bairro da zona sul para buscar peças para sua moto.

Até mesmo os proprietários e funcionários das lojas reclamam da quantidade de placas, que acaba confundindo o consumidor.

“Já tivemos problemas para dizer ao cliente como chegar aqui, temos que dar como referências outras lojas maiores que ficam na frente”, explicou Tamires Silva, que é funcionária de uma loja de confecção que não possui placa em frente ao estabelecimento, apenas na fachada. “Mas a dona vai mandar fazer uma placa, para ter algo que chame a atenção do cliente porque muitas vezes as outras placas tampam a visão da nossa loja”.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) está chamando todos os comerciantes, através de notificações, a procurarem o órgão para que as placas sejam padronizadas. O coordenador do Núcleo de Apreensão, Remoção e Depósito, Eloi Brito, informou que placas são proibidas no passeio público, para não causar problemas de acessibilidade, e que placas grandes atrapalham a população.
 
“Isso prejudica a visão. Às vezes o motorista vem dirigindo e ao invés de prestar atenção no volante olha a placa e acaba causando acidente”, disse. Diariamente, a Sedurb também recolhe cartazes irregulares em postes e árvores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário