terça-feira, 15 de maio de 2012

Donos de bares reclamam de truculência de agentes da SEMAM e acusam prefeitura de querer acabar com a noite

Secretaria teria feito fiscalização em estabelecimento com homens armados e assustado clientes

No último fim de semana, a SEMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) realizou uma fiscalização nos estabelecimentos comerciais da orla pessoense após receber denuncias de que alguns locais estariam funcionando sem licença. A fiscalização causou revolta em muitos comerciantes da orla de Tambaú que acusaram os agentes da secretaria de truculência e abuso de poder. Um dos estabelecimentos visitados criticou no Facebook a maneira como a ação foi feita.

“Para a realização de uma simples fiscalização dos estabelecimentos comerciais, os fiscais acompanhados de uma quantidade desnecessária de policiais com pistolas e fuzis em punho, invadem os bares parecendo que estão procurando marginais de alta periculosidade, quando estes estão soltos nos roubando nas ruas, constrangendo clientes e proprietários dos estabelecimentos. Com esta atitude, a tal operação provocou o esvaziamento dos bares uma vez que, assustados os clientes foram embora por não se sentirem seguros e não entenderem o que estava acontecendo”, relata o texto.

O texto reclama ainda da dificuldade de conseguir todas as licenças necessárias para o funcionamento de estabelecimentos do tipo e que muitas vezes a SEMAM não emite os documentos que cobram. “Tudo isso acontece para fiscalizar uma suposta licença de funcionamento que ninguém tem, pois a própria SEMAM nunca emite, alegando que no caso de denúncia em relação ao som, tais estabelecimentos estariam documentados. Aí vem uma pergunta, como a SEMAM pode fiscalizar um lugar procurando um documento que ela própria não quer emitir? Porque invadir os bares constrangendo as pessoas com ações desastradas? Aplicar multas abusivas que os proprietários não têm como pagar para intimidá-los é a solução? Como enviar pessoas despreparadas, mal educadas, truculentas e que não sabem abordar as pessoas se achando donos do mundo porque usam coletes pretos resolve o problema?”.

Todos os bares teriam sidos proibidos de funcionar com música ao vivo no último sábado.O texto preocupa-se com a generalização de atuais ações o que prejudicariam significativamente o turismo e a economia da cidade.

Da Redação
Com Facebook


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário