domingo, 27 de maio de 2012

Cachorros e gatos são abandonados nas ruas

Abandono é considerado crime pelo Código Ambiental e prevê pena de prisão de três meses a um ano com multa.

  
Fotos: Nicolau de Castro
O abandono de animais nas ruas tem revoltado os defensores dos bichos nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Um levantamento realizado nos Centros de Zoonoses dos dois municípios revela que por mês cerca de 700 animais domésticos são abandonados pelos seus donos em via pública e ficam vulneráveis a doenças e maus tratos. O abandono é considerado crime pelo Código Ambiental e prevê pena de prisão de três meses a um ano com multa. O maior desafio é conscientizar as pessoas sobre as responsabilidades que se deve ter ao adquirir um animal.

Na capital, o Centro de Zoonoses recolhe cerca de 20 animais por dia. De acordo com a chefe da Seção de Controle de Vetores, Nara Pedrosa Arruda, a maioria dos animais recolhidos são cães e gatos. Ela afirma que há casos em que as pessoas chegam com ninhadas de filhotes para doação. “Nós devíamos receber apenas animais com risco de zoonoses, mas terminamos por aceitar animais abandonados devido aos riscos que eles podem causar às pessoas, nas ruas”, afirma Nara Arruda.

No último dia 18 de maio, através de uma feira de adoção realizada pelo Centro foram adotados 80 animais em bom estado de saúde.

Em Campina, o problema não é diferente. Segundo o Centro de Zoonoses de Campina Grande, todos os dias são recolhidos de três a quatro animais. “Algumas pessoas vêm deixar o cão ou gato e quando alertamos que elas são as responsáveis pelos animais, simplesmente os abandonam nas ruas”, afirma o diretor do Centro e médico veterinário, Fernando Grosso. Para ele, a sociedade deve ter a iniciativa de comunicar à polícia ao presenciar pessoas se desfazendo dos seus animais de estimação. (Especial para o JP)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário