sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão também afeta abastecimento de água na Paraíba

26/10/2012 10h58 - Atualizado em 26/10/2012 14h52

Cagepa confirmou que bairros a capital e Campina Grande foram atingidos.
Apagão atingiu nove estados do Nordeste.

Do G1 PB 


O apagão que durou três horas deixou cidades sem energia e também sem água. Na Paraíba, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) confirmou que o abastecimento de água foi interrompido em 38 bairros de João Pessoa e em todo município de Cabedelo. O fornecimento será normalizado, segundo a Cagepa, a partir das 18h (horário local).

Em João Pessoa, os bairros afetados foram os seguintes: Mangabeira, Miramar, conjunto Vieira Diniz, Tambaú, Manaíra, Cabo Branco, Bessa, São José, Bancários, Anatólia, Jardim Cidade Universitária, Jardim São Paulo, Timbó, Cristo, Rangel, Jardim Itabaiana, conjunto Homero Leal, Jardim Samaritano, comunidade Boa Esperança, Vale das Palmeiras, Distrito Industrial, Costa e Silva, Jardim Veneza, Bairro das Indústrias, Castelo Branco, Altiplano Cabo Branco, Funcionários II, III e IV, Esplanada, Jardim Sepol, Ernani Sátiro, José Américo, Colibris, Água Fria, Grotão, Praia da Penha e toda região do Valentina Figueiredo.

O apagão aconteceu na noite da quinta (25) até a madrugada desta sexta-feira (26) e atingiu nove estados do Nordeste e ainda partes do Pará,Tocantins e Distrito Federal.

A assessoria de imprensa da Cagepa explicou que a falta de energia, que aconteceu às 23h30 (horário local), as máquinas responsáveis pelo bombeamento de água foram automaticamente desligadas. Quando aconteceu o restabelecimento da energia elétrica, por volta das 2h, as máquinas também voltaram a funcionar.

Durante esse período, a população consumiu a água que estava já estava no reservatório. Com isso o índice do reservatório baixou, não teve como ser reabastecido e algumas cidades da Paraíba ficaram sem água. A previsão da Cagepa é que o abastecimento seja normalizado ainda na tarde desta sexta-feira na capital.

Alguns moradores de João Pessoa, assim como Adriana Rodrigues, só perceberam a falta de água na manhã desta sexta-feira. “Acordei às 5h e percebi que a torneira estava sem água”, contou a moradora do bairro Mangabeira. Adriana disse que ligou para sogra, que mora no bairro Torre, e lá também estava sem água.

Já em Campina Grande, segundo a Cagepa, houve interrupção no abastecimento de água em todos os bairros da cidade após o apagão. Conforme a assessoria de comunicação do órgão, até as 12h (horário local) de hoje haverá regularização completa do fornecimento na cidade. O problema foi identificado em uma estação de bombeamento localizada em Gravatá, Pernambuco, onde houve falta de energia elétrica. Até as 9h30 (horário local) a Cagepa ainda não tinha o balanço das regiões atingidas pela falta de água. 


Apagão
Todos os 223 municípios paraibanos foram atingidos pelo apagão da quinta-feira (25). De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária de energia elétrica da Paraíba, Energisa, a falta de luz começou a partir das 23h30 da quinta-feira. A energia voltou a partir das 2h da sexta-feira (26). O apagão atingiu ainda mais oito estados do Nordeste.

A falta de energia pode ter sido causada por um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.

"Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio numa chave seccionadora de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão de 500 KV, entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte e Nordeste ao sistema Sul e Sudeste", disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, em entrevista nesta sexta-feira ao "Bom Dia Brasil". Segundo o órgão, a falta de energia na região teve início à 0h14.

A origem e a causa do apagão só serão identificados com clareza depois que a ocorrência for analisada, o que deverá ocorrer ainda na manhã desta sexta, durante reunião convocada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, conforme informou Chipp. De acordo com ele, o circuito atingido pelo incêndio é relativamente novo. "Não foi problema de idade, manutenção. Nada disso. As coisas estão todas em dia."

De acordo com informações da assessoria de imprensa da concessionária de energia elétrica do Estado, Energisa, a luz começou a ser restabelecida na Paraíba a partir das 2h (horário local) desta sexta-feira. Além da Paraíba, também foram atingidos os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal também foram afetadas.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário