segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Polícia apreende 3 mil animais

Apreensão aconteceu em várias operações desencadeadas na Região Metropolitana de João Pessoa.



Atuar na preservação do meio ambiente e no combate aos crimes ambientais. Esta é a missão do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) da Paraíba que apreendeu, somente este ano, 3050 animais silvestres em várias operações desencadeadas na Região Metropolitana de João Pessoa.

Conforme o subcomandante do BPAmb, major Oscar Beuttenmüller, as apreensões ocorreram principalmente em feiras livres, locais escolhidos pelos traficantes de animais para a revenda ilegal. Os pássaros silvestres foram os animais mais comercializados ilegalmente e apreendidos pelo Batalhão. Os sinais de maus tratos apresentados pelos bichos chegaram a assustar até mesmo a polícia.
“De janeiro até setembro de 2012, o BPAmb já apreendeu três mil e cinquenta animais silvestres, em diversas operações da Grande João Pessoa, principalmente nas feiras livres como a feira de Oitizeiro, e feiras livres das cidades de Bayeux e Santa Rita”, destacou o major Beuttenmüller.

O BPAmb ainda monitora as pessoas que compram os animais e os mantêm em cativeiro. “Nós realizamos operações em feiras livres e também fiscalizamos áreas em que os animais estão sendo mantidos em cativeiro. Quando o criador leva o animal para tomar sol, conseguimos fazer o flagrante”, explicou o major Beuttenmüller, ressaltando que os pássaros muitas vezes dividem o espaço de gaiolas com vários outros animais. “Neste caso ele irá responder ainda por maus tratos”, frisou o major.

Porém, o trabalho do BPAmb não se restringe ao combate de crimes ambientais. Sob determinação do Comando Geral da Polícia Militar, desde o ano passado, o Batalhão especializado também atua no policiamento ostensivo e repressivo a outros tipos de crime.

Segundo informações do major Beuttenmüller, de janeiro a setembro deste ano, o BPAmb prendeu 46 pessoas, cumpriu 10 mandados de prisão e apreendeu cinco adolescentes suspeitos de praticar atos infracionais. Foram apreendidas ainda sete armas de fogo.

“O BPAmb atua na preservação do meio ambiente e no combate aos crimes ambientais, como também no policiamento ostensivo, preventivo e no combate a crimes comuns”, afirmou o major Beuttenmüller.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário