segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Emlur prevê coletar 40% a menos de lixo

Empresa Municipal de Limpeza Urbana, calcula que foram coletados mais de 40 toneladas de lixo na cidade após 1º turno.

 


Maira Mirella
Durante o 1º turno a cidade amanheceu repleta de material de campanha espalhados pelas ruas da cidade


A poluição registrada em João Pessoa no 1º turno das eleições parece ter mobilizado candidatos e eleitores a mudar de atitude no 2º turno. Ao contrário do que ocorreu no pleito passado, quando as ruas da capital amanheceram repletas de material de campanha já antes do início da votação, ontem a população acordou em uma cidade mais limpa.

"Graças a Deus, o sentimento de indignação do 1º turno teve uma influência positiva", afirma José Antônio Araújo, chefe do Setor de Varrição e Coleta da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que calcula que foram coletadas mais de 40 toneladas de lixo em João Pessoa no dia seguinte à 1ª etapa das eleições, no início do mês.

Segundo ele, a expectativa é que o volume de resíduos coletados pela Emlur neste 2º turno seja de 30 a 40% menor que o que foi coletado no 1º turno. "As pessoas estão mais conscientes quanto à sujeira", opina Araújo, que reduziu proporcionalmente o contingente que trabalhou ontem na limpeza das ruas da capital: 340 homens, em vez dos 700 que atuaram no processo eleitoral passado.

"Trabalhamos desde anteontem na guarnição de todo o Centro Histórico, sobretudo nos anéis da Lagoa, nos principais colégios e no Mercado Municipal. Quem foi a campo no sábado, folgou no domingo para votar e cumprir seus deveres", disse Araújo.

A Emlur, porém, permaneceu em alerta quanto à festa da vitória na orla. "O nosso maior receio são as comemorações na orla", contou Araújo. "É na festa da vitória, geralmente, que as pessoas se excedem e podem pôr tudo a perder".

EM CAMPINA
A exemplo do que aconteceu no 1° turno das eleições municipais em Campina Grande, o dia de ontem amanheceu com vários panfletos e “santinhos” dos candidatos nas ruas e calçadas da cidade durante a madrugada.

Os locais mais visados foram as proximidades dos locais de votação. De acordo com a secretaria de Obra e Serviços Urbanos do município, no 1° turno foram recolhidas cerca de 50 toneladas de lixo entre a véspera do pleito, dia, e na segunda-feira seguinte.

Contudo, o volume de papéis jogados no chão ontem foi bem menor em comparação à eleição do 1° turno. Segundo Fábio Almeida, secretário de Serviços Urbanos, por a campanha se concentrar em apenas dois candidatos, o volume do material de propaganda é menor em cerca de 50% do que foi recolhido no 1º turno.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário