quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Preservação ambiental são temas de debate em João Pessoa

10 outubro de 2012 às 17h40


Técnicos da Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, em parceria com os da Sudema, realizam na próxima segunda-feira (15), um debate sobre preservação e sustentabilidade. O evento está agendado para ocorrer no auditório do Jardim Botânico, em João Pessoa, a partir das 14h, sendo aberto ao público.

Este debate tem por objetivo ser um  marco para orientação das políticas a serem idealizadas pela Secretaria executiva dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, bem como pretende marcar a retomada das discussões colegiadas e coletivas sobre as diversas ações em andamento em todo o Estado. Quem não puder estar presente, pode acessar o site www.paraiba.pb.gov.br/aovivo e assistir o debate via internet.

O gerente executivo de Meio Ambiente, Rogério Ferreira, juntamente com a técnica em Educação Ambiental, Wilma Araújo, visitaram diversas instituições, entre elas, os Campi do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em oito cidades do agreste e sertão. Eles também estiveram em instituições do terceiro setor e escolas de ensino médio.

O objetivo do inventário, feito através das visitas, é tentar alinhar ações, projetos, eventos, cursos, capacitações e intervenções que vêm sendo executados por essas instituições na área ambiental para a obtenção de um resultado comum.  

De acordo com o Rogério Ferreira, até o fim da década de 80, existia, no Estado, um grupo de pesquisadores e ativistas que trabalhavam unidos a partir de uma Rede de Educação Ambiental. Esse grupo coordenava e orientava a política ambiental em todo o Estado. Por diversas questões, as discussões conjuntas deixaram de existir, e as ações isoladas em cada órgão ou instituição passaram a crescer de forma contínua e desordenada, muitas vezes sem obtenção de êxito nenhum.

Para congregar os atores multiplicadores e suas ações, realizando um reordenamento que vise atender, de forma conjunta, a demanda estadual de preservação e sustentabilidade, é que está sendo feito o inventário, que será apresentado na próxima segunda-feira, dia 15, durante um debate. 

Educação Ambiental – É um processo de orientação da sociedade para lidar com as novas necessidades de uso e preservação do meio ambiente, a partir da mudança de atitude em cada um.



Nenhum comentário:

Postar um comentário