segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Jardim Botânico é opção de lazer para toda a família

São 515 hectares de extensão e 520 tipos de vegetação disponíveis para a população. 

 
Kleide Teixeira e Francisco França
João Pessoa é conhecida por ser uma das poucas capitais do país a preservar uma imensa área verde dentro da cidade

João Pessoa é conhecida por ser uma das poucas capitais do país a preservar uma imensa área verde dentro da cidade.
Cercada por edifícios e construções, a Mata do Buraquinho possui 515 hectares de extensão e mais de 520 tipos de vegetação catalogados. É dentro desta floresta que fica o Jardim Botânico Benjamim Maranhão. Com 343 hectares de área, o parque é um dos atrativos turísticos da cidade e fica localizado na avenida Pedro II, próximo ao centro da capital.
A instituição mantém coleções documentadas de plantas diversas e possui flora e fauna nativas. O objetivo é dar suporte a atividades de pesquisa e promover a educação ambiental, além de oferecer uma opção de lazer para toda a família.
Para quem quer estar em contato com a natureza, o Jardim Botânico oferece passeios ecológicos que possibilitam conhecer as diversas espécies de animais e plantas da região. Entre os animais, podem ser vistos exemplares de tamanduá-mirim, cotia, raposa, preá, preguiça, borboletas e pássaros (picapau, sabiá, anum-preto e jacu). As atrações incluem ainda a "árvore do abraço", um dendezeiro que cresceu no meio de uma gameleira, dando a impressão de que as duas árvores estão enlaçadas. O passeio é acompanhado por guias e guardas florestais.
Aberto de terça a sábado, das 8h às 17h, o parque recebe visitantes diariamente. As trilhas acontecem em quatro horários diferentes. Pela manhã, tem passeios às 9h e 10h. Já à tarde, são realizadas caminhadas às 14h e 15h. O percurso dura de 40 minutos até duas horas, de acordo com o perfil do grupo. São oferecidas 12 trilhas que somadas chegam a mais de 4 km de extensão. Durante a caminhada, os participantes devem estar de calça comprida e sapato fechado.
Segundo a diretora do Jardim Botânico, Suênia Oliveira, não há restrição de idade para participar dos passeios ecológicos. “Qualquer pessoa que tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre a natureza pode participar. As crianças que ainda não sabem andar devem ser levadas por um adulto em cestos ou mochilas”, explicou a diretora.
 
Visitas em grupo acima de 10 pessoas precisam ser agendadas com antecedência na administração do Jardim Botânico ou pelo telefone 3218-7880.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário