segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Prédios históricos refletem influência da fé católica na PB

Historiadora afirma que instalação das ordens religiosas era uma estratégia para preservar o território da ação de estrangeiros.

 

A fé cristã foi um elemento importante na gênese da Paraíba. Por ter sido colonizado por Portugal, um país católico, o Brasil sofreu influência direta de ordens religiosas como os Franciscanos, Beneditinos, Carmelitas e Jesuítas. Prova dessa influência foi o Tribunal da Santa Inquisição, instalado no início do século 17 na província, que combatia as heresias, perseguindo judeus, mouros e protestantes.

A historiadora Marta Falcão explica que a instalação das ordens religiosas no território recém-descoberto era uma necessidade para mantê-lo ocupado e a salvo da ação de estrangeiros. “A partir de 1530, Portugal começou a doar terras para serem ocupadas no Brasil. Por ter um forte compromisso com a tradição católica, o rei providenciou que viessem também os religiosos para tratarem de preservar as crenças católicas e converter os nativos”.

Os Jesuítas foram os primeiros missionários que chegaram à capitania da Paraíba, acompanhando todas as suas lutas de colonização. Essa ordem foi responsável pela construção de um colégio, que depois deu lugar à Faculdade de Direito. Depois vieram os Franciscanos, seguidos pelos Beneditinos e, por último, os Carmelitas.

O período colonial deixou de herança patrimônios importantes como a igreja de São Francisco e Convento de Santo Antônio, prédios interligados. “Os Franciscanos constituíam uma ordem mendicante da Igreja Católica, ou seja, viviam de esmolas.

Curiosamente, foram justamente eles que construíram o edifício mais suntuoso do território paraibano. O complexo de São Francisco, hoje transformado em centro cultural, é considerado o maior monumento em estilo barroco da América Latina”, comenta Marta Falcão.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário