domingo, 28 de outubro de 2012

Frota conta com 400 ônibus

Ao todo, são 466 ônibus divididos em 91 linhas e que atende a uma população de 723 mil pessoas.




João Pessoa possui pouco mais de 723 mil habitantes, segundo dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para atender a população existem seis empresas de ônibus no município que oferecem mais de 400 veículos. “Na Semob (Superintendência de Mobilidade Urbana) temos uma frota cadastrada de 541 veículos, incluindo aqueles que ficam na reserva, enquanto outros vão para manutenção.

Circulando na cidade temos 466, divididos em 91 linhas”, afirmou o chefe da Divisão de Ônibus (Dion), Francisco Alcântara.

Segundo ele, as seis linhas circulares possuem demanda maior, já que percorrem grande parte dos bairros da cidade, a exemplo da 5110, diferente das linhas radiais, que saem do bairro para o Centro da cidade. “Apesar de trafegarem por outros bairros, são linhas de rotas mais simples. Os circulares possuem rotas maiores, atraindo maior número de passageiros”, pontua.

Alcântara diz que toda linha é direcionada de acordo com a demanda. Umas atendem suficientemente a população, outras têm oferta maior que a procura e ainda há as que precisam ser redimensionadas, a exemplo da 501 – Colinas do Sul, que recentemente sofreu alterações.

“Essa linha tem um percurso longo e passa constantemente por áreas de conflito de trânsito, com grande fluxo de veículos, o que promovia muita perda de tempo e dificuldade de operação.

Incrementamos mais três ônibus na frota que já contava com cinco. Da 501 fizemos a 5201 e a 2501, que além de continuar atendendo a população com rota pela avenida Epitácio Pessoa, segue por dentro do Cristo Redentor, por uma área mais tranquila, reduzindo o tempo de viagem”, detalha.

De acordo com o chefe da Dion, essa é uma solução a curto prazo com a finalidade de suprir necessidades emergenciais, na qual esse tipo de intervenção dá maior fluidez no trânsito. Há cerca de um ano, a Semob vem fazendo alterações no trânsito para dinamizá-lo, principalmente focando no transporte público, que é transporte de massa.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário