quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Capivara é capturada dentro de uma casa em João Pessoa

10/10/2012 10h16 - Atualizado em 10/10/2012 10h16

Animal silvestre entrou em uma casa no bairro Ilha do Bispo, na capital.
Roedor foi capturado por uma equipe da Polícia Militar Ambiental. 

Do G1 PB
Capivara é capturada em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Capivara foi capturada por uma equipe da Polícia
Militar Ambiental (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma capivara foi capturada na manhã desta quarta-feira (10) em uma casa no bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa. Uma das moradoras da residência contou que gostou da visita inusitada. “Ela é tão linda. Ela viu o portão aberto e entrou na minha casa”, contou Lidiane Fernandes da Silva.

O veterinário Thiago Nery, chefe da divisão do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), explicou que a capivara é um animal presente na mata Atlântica, principalmente em áreas alagadas. “O que acontece é que as áreas de mata estão diminuindo, por conta da pressão urbana, e por isso esses animais silvestres acabam aparecendo em áreas urbanas”, explicou o veterinário.

Capivara é capturada em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Os moradores da região também foram conhecer
a visitante (Foto: Walter Paparazzo/G1)
E não foi apenas Lidiane que ficou surpresa com a visita. Os alunos de uma escola do bairro ficaram curiosos para ver a capivara e a direção teve que interromper as aulas. “Os alunos chegaram comentando sobre a capivara. Eles precisavam ver de perto. Ela é linda”, disse a inspetora Genevite Ribeiro de Oliveira. Depois que conheceram a visitante, os alunos retornaram para escola.

Thiago Nery disse que em casos desse tipo é importante a população evitar contato com os animais silvestres. “Isto porque eles podem transmitir várias doenças. A capivara é um roedor e por isso pode transmitir doenças como raiva, leptospirose e a febre maculosa, que é transmitida pelo carrapato da capivara”, disse. A orientação é ligar para o 190.

A capivara foi capturada por uma equipe da Polícia Militar Ambiental e encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário