terça-feira, 4 de junho de 2013

Bica tem entrada gratuita para visitantes durante Semana do Meio Ambiente

Os visitantes poderão observar os mamíferos passando por condicionamento e enriquecimento ambiental

Postado em por edificar

Bica tem entrada gratuita para visitantes durante Semana do Meio AmbienteDurante a Semana do Meio Ambiente, que começa nesta quarta (5) e prossegue até o domingo (9), os visitantes do Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica, além de ter gratuidade na entrada, também poderão observar de perto os mamíferos passando por condicionamento e enriquecimento ambiental. O enriquecimento é uma motivação dentro do recinto, estimulando o animal para que vá em busca do alimento.

Esse trabalho é feito pelo treinador e etólogo (aquele que estuda o comportamento) Gustavo Vilar, por meio da implantação de esconderijos, o que estimula o animal a buscar o alimento e ao mesmo tempo proporciona o exercício físico.

No período da manhã serão apresentados treinamentos com os grandes felinos e à tarde com os pequenos mamíferos. No caso de Dara, a leoa da Bica, os técnicos farão a verificação da orelha do animal, sem que o mesmo precise ser sedado. A observação da orelha permite uma análise das condições de saúde da leoa, checando a presença de parasitas e inflamações como otite.

Um bom exemplo do trabalho que vem sendo desenvolvido pode ser observado com os macacos Rhesos, que estão mudando de comportamento à medida que passaram a ser estimulados a buscar os alimentos, fazendo mais movimentos e brincando entre si.
Fonte: Secom-JP.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário