sábado, 8 de junho de 2013

Capital da Paraíba adotará limitador de decibéis contra poluição sonora

06/06/2013 08h17 - Atualizado em 06/06/2013 08h17 

Poluição sonora é o principal crime ambiental em João Pessoa, diz Semam.
Dispositivo tem obtido êxito em cidades da Bahia, segundo secretário.
 
Do G1 PB
 

Edílton Nóbrega, secretário da Semam, explicou que aparelho ajudará na redução da poluição sonora (Foto: André Resende/G1)
Edílton Nóbrega, secretário da Semam, explicou
que aparelho ajudará na redução da poluição
sonora (Foto: André Resende/G1)
O principal problema ambiental registrado pela Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) é a poluição sonora, segundo Edilton Nóbrega, secretário da Semam. Para combater um problema tratado como crônico na capital paraibana, a Semam deve adquirir um aparelho limitador de decibéis que será instalado em ambientes com alta intensidade de barulho, como casas de shows, bares e restaurantes.
 
Edilton Nóbrega explica que o aparelho impede que o volume ultrapasse o limite de decibéis determinado pela Semam, evitando que o volume seja aumento pelo dono do estabelecimento após a notificação dos agentes da Semam. “O nosso maior problema era quando os agentes iam até o local, indicavam o limite que só era respeitado enquanto a Semam estava no local. Quandos agentes iam embora, o limite de decibéis voltava a ser desobedecido. Com este aparelho, isto não será possível”, comenta.
  
O secretário explica que o aparelho já foi aprovado pelo prefeito Luciano Cartaxo, mas ainda não existe uma data exata de quando passará a ser usado pela prefeitura de João Pessoa. A princípio o aparelho será custeado pelo proprietário do estabelecimento, como parte do custo do isolamento acústico exigido pela prefeitura.
 
O aparelho foi desenvolvido no Brasil e já é utilizado em Porto Seguro, na Bahia. O desenvolvedor do limitador de decibéis, Geovaldo Miranda, ressalta que o dispositivo trouxe resultados positivos às cidades que o adotaram. “Havia um problema parecido com o da orla de João Pessoa, na orla de Porto Seguro. E após adotar o limitador, o problema foi resolvido na maioria dos casos”, garante. O aparelho pode ser instalado em qualquer equipamento sonoro profissional, semi-profissionais e doméstico.
 
 Fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário