terça-feira, 11 de junho de 2013

Sudema descarta contaminação como causa da morte de peixes na PB

10/06/2013 19h44 - Atualizado em 10/06/2013 19h44 

Nível de oxigênio foi constatado como normal após aferição nesta segunda.
Centenas de peixes foram encontrados mortos no sábado, em Bayeux.
 
Do G1 PB
 

Muitos peixes foram levados pela correnteza do rio, segundo pescadores (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Peixes foram encontrados boiando no Rio Sanhuá,
em Bayeux (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Os peixes encontrados boiando no último sábado (8) no Rio Sanhauá, em Bayeux na Grande João Pessoa, não foram mortos por contaminação química da água. Após reportagem do G1 retratando a situação, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), mediu o nível de oxigênio no mesmo local e constatou que a água não teria causado a morte dos peixes.
 
De acordo com a coordenadora de Medições Ambientais da Sudema, Luciana Nóbrega, não foi constatada nenhum tipo de poluição ambiental. “Não encontramos nenhum lançamento ilegal no rio, não há nenhum tipo de poluição ambiental. Os níveis de oxigênio estão normais. Quando há algum tipo de poluição química, estes níveis ficam baixos, causando a morte dos peixes. A água não motivou a morte dos peixes, isto é garantido”, completou. Ainda segundo Luciana Nóbrega, um teste para identificar bactérias na água também foi realizado e o resultado sairá na tarde desta terça-feira (11).
 
Embora, a coordenadora de Medições Ambientais tenha adiantado que mesmo que água seja constatada como imprópria para consumo, não seria capaz de causar a morte em massa de peixes. “Sabemos da ocorrência de alguns esgotos clandestinos de residências das proximidades despejados no rio, deixando a água imprópria para consumo, mas ainda assim incapaz de causar a morte dos peixes”, acrescentou. Segundo a Sudema, moradores do local informaram que a morte dos peixes estaria ligada a ação de pescadores no rio.
 
O caso
Centenas de peixes foram encontrados mortos no sábado (8) nas águas do Rio Sanhauá, no bairro do Baralho, em Bayeux, Grande João Pessoa. Entre as espécies encontradas mortas estava o bagre, bastante resistente à poluição. Na ocasião, um ambientalista havia creditado a morte dos peixes a algum tipo de contaminação química da água.
 
Fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário