quarta-feira, 5 de junho de 2013

Prefeito convoca Conferência do Meio Ambiente e destaca preparação da cidade para o futuro

05/06/2013 - 16:07 - Atualizado em 05/06/2013 - 16:17

“João Pessoa precisa crescer e se desenvolver, mas preservando a sua qualidade de vida”

 

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, abriu, na manhã desta quarta-feira (5) a Semana do Meio Ambiente de 2013, que se estende até o próximo domingo (9) com atividades referentes ao tema “A Cidade e seus Resíduos – Uma Convivência Possível”. Durante o evento, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, o prefeito ainda assinou o decreto de convocação para a Conferência Municipal do Meio Ambiente e carimbou o selo comemorativo pela água, lançado pelos Correios.

“João Pessoa precisa crescer e se desenvolver, mas preservando a sua qualidade de vida”, defendeu Luciano Cartaxo. “A Prefeitura tem feito um esforço gigantesco para preparar a cidade para o futuro. Não podemos achar que teremos uma vida saudável sem cuidar dos nossos recursos, por isso é preciso contar com a consciência de cada um e continuar este trabalho permanente em favor de uma cidade mais sustentável”, afirmou.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, a Semana do Meio Ambiente coloca em pauta um tema fundamental na discussão atual sobre sustentabilidade. “Estamos trabalhando em parceria constante com a comunidade científica e outros segmentos para assegurar um gerenciamento adequado de resíduos e preparar uma cidade cada vez mais próspera e acolhedora para a população”, afirmou.

O superintendente da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Anselmo Castilho, destacou o programa Limpinho 3R, que ganhou destaque em seu plano de coleta seletiva. “Este é um projeto de mudança do hábito da população e que, por isso, precisa de todo o apoio em seu desenvolvimento. Unidos podemos juntar todos nesse projeto e abraçar uma existência mais preocupada com a questão ambiental”, declarou.

Conferência – Durante o evento de abertura da Semana do Meio Ambiente, o prefeito Luciano Cartaxo assinou o decreto de convocação para a Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, tendo como foco a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Selo – O prefeito ainda realizou a primeira obliteração (carimbo) do selo comemorativo alusivo ao Ano Internacional de Cooperação pela Água. A ação foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para marcar o ano comemorativo instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“O importante não é o lançamento do selo, mas o fato de que, por meio dele, que é um instrumento cultural, nós podemos disseminar conceitos e ideias tão importantes para a sociedade. Preservar o meio ambiente é preservar o nosso espaço e também a nossa vida”, declarou o diretor regional dos Correios, José Antônio Trajano.

Presentes - O evento também contou com a participação comandante do 1º Grupamento de Engenharia, o general de brigada Carlos Alberto Teixeira; do Capitão dos Portos na Paraíba, Vítor Buarque; o superintendente do Ibama, Bruno Elói; e o representante dos catadores de materiais recicláveis de Paratibe, Renildo dos Santos. Ainda compareceram os vereadores Bosquinho e Fernando Milanez e os deputados estaduais Anísio Maia e João Gonçalves.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (6)
09h - Educadores ambientais do Centro de Estudos e Práticas Ambientais – Cepam ministram uma oficina de garrafas PET para estudantes da Escola Municipal Luiz Augusto Crispim, no Bairro dos Ipês. Às 14h estudantes da Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, em Tambaú, participam dos jogos ecopedagógicos.

Das 9h às 14h – No Espaço Jequitibá (Bica) será proferida a palestra ‘O Resíduo que Vira Arte’.

10h30 – Na Câmara Municipal haverá audiência pública sobre o tema da Semana do Meio Ambiente.

14h – Consulta Pública para Criação da Unidade de Conservação Picãozinho, no auditório do CAM.

Sexta-feira (7)
8h – Os educadores ambientais da Semam promoverão uma trilha no Parque Cuiá, no Valentina.

8h30 – No Espaço Jequitibá (na Bica), a bióloga Rita Mascarenhas, da ONG Guajiru, profere palestra sobre as ‘Consequências do Descarte de Resíduos para Animais de Vida Marinha’.

14h - No espaço do Cepam serão exibidos vídeos com temáticas ambientais e demonstrações das práticas desenvolvidas no Centro, para estudantes de diversas escolas de João Pessoa, que estão inscritos para participar das atividades da Semana do Meio Ambiente.

14h – Gincana de coleta de resíduos na Bica.

15h – Será inaugurado o Museu de História Natural, na Bica.

Sábado (8)

7h30 – Dia Mundial do Oceano tem a ação Praia Limpa, no Busto de Tamandaré;

14h – Operação Parque Limpo, na Bica, com grupos de escoteiros, funcionários, Bombeiros e equipe da Oficina Escola.

Domingo (9)
7h – III Passeio Ciclístico da Semana do Meio Ambiente. Local: Praça da Independência.


Secom-JP
WSCOM Online


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário