quinta-feira, 20 de março de 2014

Aesa emite estado de alerta para Sertão e Cariri/Curimataú da Paraíba


20/03/2014 18h09 - Atualizado em 20/03/2014 18h09 

São previstas chuvas de intensidade moderada e forte na região.
Chuvas deixaram 140 famílias desabrigadas em Patos, no Sertão.
 
Do G1 PB
 
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) emitiu, nesta quinta-feira (20), um alerta de estado de atenção para o Sertão e o Cariri/Curimataú da Paraíba devido à previsão de chuvas de intensidade moderada e forte na região.

No município de Patos, no Sertão do estado, a chuva registrada desde a noite da terça-feira (18) deixou 140 famílias desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil. Em algumas casas o nível da água chegou até 1,5m de altura.

De acordo com o boletim da Aesa, existem áreas de instabilidade associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal gerador de chuvas no Nordeste do país nesta época do ano. Por isso, existe a expectativa de ocorrências das chuvas de intensidade moderada e forte. Não estão descartadas chuvas em pontos isolados das demais áreas.

Chuva destruiu canal
Só na noite da terça, a Aesa registrou 149mm de chuva em menos de três horas em Patos. A água invadiu residências e destruiu parte de um canal que havia sido inaugurado em agosto do ano passado. De acordo com a secretária de Infraestrutura do município, Assunção Trindade, o volume da água superou o esperado no projeto da obra.

Assunção explicou em entrevista à TV Paraíba que o canal foi criado com o objetivo de controlar cheias e evitar inundações. “Durante a chuva, a água desafoga por aquela área e, passada a chuva, o canal volta para a sua normalidade”, disse a secretária.

Com a chuva, paredes de concreto cederam e estruturas de ferro, árvores e calçamento que ficam ao redor do canal foram arrancadas. A obra de reparo do canal será feita por uma empresa contratada para executar o serviço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário