domingo, 23 de março de 2014

Lady ainda não tem um lar

Elefanta permanece em local improvisado, já que chuvas atrasaram a conclusão do lugar onde ela vai morar na Bica.





Divulgação/Secom -JP
Elefanta Lady chegou à Bica em abril de 2013 e, segundo a direção, animal se adaptou bem
 
A elefanta Lady, que chegou ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, no dia 10 de abril de 2013, ainda se encontra em um local improvisado.
 

De acordo com a direção do parque, as obras do recinto de 1.200 metros quadrados em que ela ficará deveriam ter sido concluídas em fevereiro, mas devido às chuvas, o prazo foi adiado.

Caso não haja contratempos, a previsão é que o local fique pronto em aproximadamente quatro semanas.

De acordo com Jair Azevedo, diretor da Bica, o período de adaptação de Lady no Parque foi de dois meses, porém, após esse período, ela não pode ser exibida ao público por não ter um local apropriado para ela.

“Assim que ela chegou, o antigo adestrador dela ficou por dois meses e ela se adaptou super bem, mas nós não tínhamos nada, então tivemos que improvisar um local para ela ficar”, disse.

Atualmente, a elefanta está instalada num local de poucos metros, protegido por uma cerca elétrica. De acordo com Jair, a cerca é uma norma para instalação de animais de grande porte.

“Ela é um animal muito grande. A cerca existe para protegê-la e para proteger também os nossos funcionários. Mas essa não é uma cerca de corrente constante. Caso ela toque, apenas será dado um pequeno choque para que ela se afaste”, garantiu.

Ainda segundo o diretor da Bica, Lady só encostou uma vez na cerca. Depois disso, a elefanta nunca mais chegou perto dela.

O diretor ainda explicou que o novo recinto em que o animal ficará também possuirá uma cerca elétrica.
“É norma. Mesmo porque, se um animal desse se soltar, com certeza não teríamos como controlá-lo”, completou.

O diretor reconhece a falta de condições apropriadas em que a elefanta se encontra, porém ele disse que a demora aconteceu porque a equipe do parque quer instalá-la num lugar totalmente apropriado para recebê-la.

“A gente sabe que as verbas não são aprovadas do dia para a noite, então como sabíamos que talvez demorasse, decidimos elaborar um projeto que fosse o melhor possível para oferecer as melhores condições para Lady”, explicou.
 
A elaboração do projeto e a espera pela verba demorou aproximadamente oito meses, segundo o diretor da Bica. “Nós só tivemos condições de começar as obras em janeiro deste ano, por isso ainda não está pronto. A parte mais complicada foi feita, agora faltam os acabamentos”, disse.
 
O recinto em que Lady será permanentemente instalada ainda falta muito para ficar pronto. No local, poucas paredes e apenas a parte de fundação foram feitos. Segundo Jair Azevedo, essa a fundação é a parte que demanda mais tempo, tendo em vista que para receber um animal do porte de Lady é preciso uma estrutura reforçada. “Pode parecer que falta muito, mas a maior parte já foi feita. Cavamos o fosso, fizemos a fundação da área que precisa ser de concreto e cavamos o lago. Agora só falta a finalização”, assegurou.
 
O local que receberá a elefanta fica nas proximidades do lago do parque. Lá, Lady terá uma área de 1.200 metros com lago, tanque de lama, tanque de areia, brinquedos, sala de parto, local para se exercitar e uma área para alimentação.
 
“Além disso, ela terá uma área interna onde terá privacidade. O local que está sendo preparado é ainda maior do que o que especifica a lei. Então estamos fazendo o melhor possível para dar a ela um local adequado”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário