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quinta-feira, 27 de março de 2014
Empresas notificadas por poluição visual
Ação da Sedurb visa a coibir o excesso de propagandas, outdoors, banners e cartazes expostos de forma irregular em toda a cidade.
Othacya Lopes Rizemberg FelipeOperação começou em outubro do ano passado e já emitiu 108 notificações
O projeto de despoluição visual das
principais avenidas, ruas e praças de João Pessoa já emitiu 108
notificações desde o início da operação, em outubro do ano passado.
O objetivo da ação, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento
Urbano (Sedurb), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP),é coibir o
excesso de propagandas, outdoors, banners, placas e cartazes expostos
de forma irregular em toda a cidade. Só esta semana o órgão notificou 16
empresas com outdoors situados em terreno público.
De acordo com o diretor de serviços urbanos da Sedurb, Flávio
Monteiro, o início dos trabalhos aconteceu com diálogo e notificação
administrativa de empresas que possuíam as publicidades irregulares.
Para tanto, o órgão deu prazos de 10 dias para a retirada das
propagandas.
“Foram 108 notificações desde o início do projeto, essas envolvem
todo tipo de publicidade. Até agora 92 outdoors foram retirados, o que
implica em dizer que o diálogo com as empresas tem sido bastante
positivo”, afirmou.
Apesar da retirada estar sendo efetuada pelas empresas responsáveis,
após o vencimento do prazo a Sedurb também inicia os trabalhos de
remoção das propagandas. Atualmente, os trabalhos estão voltados para a
remoção de placas de canto de calçada, conforme explicou Monteiro.
“Essas placas são inúmeras e apenas duas empresas responsáveis, então
foram duas notificações apenas. Como sentimos que os trabalhos estavam
lentos, enviamos equipes para também efetuarem a retirada dessas
placas”, informou. Até agora o órgão já removeu 60 placas desse tipo.
Além da retirada de outdoors e placas, o diretor de serviços urbanos
informou que diariamente a Sedurb apreende faixas colocadas em locais
impróprios. “Nós vamos fiscalizando tudo.
Dividimos a cidade em oito regiões, das quais quatro já foram alvo de
fiscalizações. Estamos com ações contínuas e já é inúmera a quantidade
de propagandas que tiramos da cidade”, disse.
Segundo Monteiro, no início da operação foi feito um trabalho de
conscientização com a própria população, para coibir a colagem de
propagandas em postes e pontos de ônibus. “A gente não tem nem um número
exato de propagandas que já foram retiradas. A cidade está ficando, aos
poucos, despoluída.
É um processo gradativo, mas nossa intenção é chegar a 100% dos bairros da capital”, acrescentou.
De acordo com o diretor de serviços urbanos da Sedurb, os trabalhos
tiveram início nas vias de maior movimentação, pois são os locais alvo
das empresas de publicidade, porém as ações serão voltadas para toda a
cidade.
Essa semana, os trabalhos realizados pela Sedurb estão voltados para o
Centro Histórico, onde o órgão está detectando propagandas que coíbam a
visibilidade da fachada dos prédios ali localizados.
Segundo Flávio Monteiro, o Centro Histórico possui regras específicas
no Código de Posturas Municipal com relação à instalação de
publicidades. Esta semana, as fiscalizações estão acontecendo no intuito
de orientar donos de lojas daquela localidade a retirarem propagandas
que estejam impedindo a visibilidade no local.
De acordo com Flávio Monteiro, a intenção maior do projeto é diminuir a quantidade de informes presentes em toda a cidade.
A população também pode fiscalizar a presença de publicidades irregulares pela cidade através do número 3218-9155.
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