sábado, 15 de dezembro de 2012

2012: Mais de 9 mil árvores em João Pessoa

15/12/2012 - 11:55  

Foram substituídas 400 árvores na Capital paraibana


Entre os meses de janeiro e dezembro de 2012, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Meio Ambiente (Semam), já realizou a poda de 9,2 mil árvores nos 65 bairros da Capital. Com isso, a meta estabelecida para a realização ao longo do ano, de cinco mil podas, já foi superada em 84%.

“Estamos muito felizes com a conclusão do primeiro ano de ação da Poda Programada com a superação de sua meta. Até o dia 31 de dezembro, certamente, teremos realizado mais de 9,6 mil podas, que tem como consequência a prevenção de acidentes e a contribuição para que a cidade esteja cada dia mais limpa e bonita”, ressaltou o coordenador do programa e engenheiro agrônomo, Anderson Fontes.

Substituição e limpeza
As equipes da Diretoria de Paisagismo da Sedurb, compostas por quatro engenheiros agrônomos e 25 funcionários, realizaram, além das 9,2 mil podas, a substituição de 400 árvores em João Pessoa. A maior parte delas (54,7%) foi substituída nos meses de maio, junho e julho, o que segundo Anderson Fontes, contribui significativamente para o melhor desenvolvimento dos vegetais. “Optamos por substituir 219 árvores durante os meses mais chuvosos do ano. Com isso, contribuímos para o mais rápido desenvolvimento delas. No entanto, em todos os meses realizamos estudos e retiramos árvores que identificamos não estarem saudáveis”, explicou.
 
Além da poda e substituição de árvores nos bairros da Capital, a Sedurb realizou a limpeza de 2,5 mil coqueiros na orla da Capital. Outros 500 também receberão a ação até o fim de dezembro. “Temos tomado bastante cuidado para que seja mantida a arborização. Nos pontos em que há necessidade de manutenção, nossos profissionais removem as palhas caídas e secas dos coqueiros, diminuindo o risco de um possível incidente, como a queda de coco em algum pedestre ou veículo”, informou Anderson Fontes.

Programa inovador
O Poda Programada teve início no dia 17 de janeiro deste ano. A iniciativa inédita veio para mudar a maneira com que eram cuidadas as árvores da Capital paraibana. Anderson Fontes explicou que, anteriormente, a poda era realizada apenas de maneira emergencial, quando a solicitação era feita por moradores. Hoje o trabalho permite a retirada do mínimo necessário de cada árvore e assim mantém a fisiologia do vegetal.

Transformação
Ao todo, quatro equipes são responsáveis por realizar o trabalho. Após a poda, no próprio local, os galhos, folhas e troncos retirados das árvores são triturados em uma máquina e levados para o Viveiro Municipal, localizado no bairro Valentina Figueiredo.

No local, o material orgânico produzido é tratado e transformado em composto orgânico. Esse composto serve de adubo para o plantio de árvores nas praças e canteiros centrais de toda João Pessoa.

Ultrassom
O projeto também contempla o uso de um aparelho ultrassom, chamado tomógrafo de impulso (aparelho de tecnologia alemã), através do qual é possível identificar o estado do interior das árvores. “O aparelho avalia, dentro de uma escala de zero a cinco, qual o grau de comprometimento do vegetal. Quando necessário, a árvore é retirada do local e substituída por uma nova, reequilibrando o meio ambiente e evitando um possível acidente”, revelou.

Poda sem autorização
A Sedurb esclarece que a poda e o corte de árvores sem autorização do órgão ambiental geram multa, que pode chegar a R$ 10 mil. Por isso, antes de realizar a poda ou o corte de uma árvore, mesmo que esta tenha sido plantada pelo morador, é imprescindível que a população solicite a Sedurb para obtenção da autorização.

Para solicitar a poda de galhos, a população pode ligar para 3218-9183, em horário comercial, e solicitar a avaliação técnica de profissionais da Sedurb. Também é possível encaminhar as solicitações para a Sedurb, localizada na Rua Diógenes Chianca, 1.777, em Água Fria.

Ação na Bica
O calendário do programa ‘Poda Programada’ vai contemplar, a partir desta segunda-feira (17), as árvores localizadas no Parque Arruda Câmara, localizado no bairro do Róger. “Até sexta-feira (21) nossas equipes intensificarão os estudos e ações nas árvores de toda a Bica. Nosso objetivo é, mais uma vez, garantir que turistas e pessoenses possam desfrutar do espaço com mais segurança”, disse Anderson Fontes.

da Redação (com assessoria)
WSCOM Online


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário