sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Número de focos de incêndio cresce 78,9%

Vegetação seca e maus hábitos dos moradores, fez número de focos de incêndio subir de 38 para 68 na região da Borborema.




 


O aumento da temperatura, somado à ausência de chuvas e práticas de maus hábitos por parte da população, tem deixado em alerta o Corpo de Bombeiros de Campina Grande, responsável por controlar focos de incêndios em áreas rurais próximas às estradas da região da Borborema. De acordo com um levantamento dos últimos dois meses, o aumento foi de 78,95% nesse tipo de ocorrência, já que em outubro foram controlados 38 pontos de incêndio, enquanto que novembro esse número subiu para 68.
 
Segundo apontou o tenente Leal, responsável por comandar as equipes destinadas às áreas rurais que sofrem incêndios, se não bastasse o forte calor e a estiagem que possibilita o aparecimento de queimadas, a má educação dos moradores dessas áreas, que jogam pontas de cigarros acessas, vasilhames de vidro que podem provocar combustão, além de deixar falhas no isolamento para queima de determinados locais, têm contribuído para o aparecimento de focos de incêndio.
 
“A vegetação seca, aliada ao lixo que é jogado nessas áreas, e à queima desordenada de alguns pontos que os agricultores preferem queimar, tem alastrado o fogo por muitas áreas da nossa região. Se não bastasse o calor, que também provoca focos de incêndio, ainda temos esses fatores que contribuíram para que o número de ocorrências aumentasse consideravelmente”, destacou o tenente.
 
Se não bastasse o número de atendimentos na zona rural, o que também cresceu foram as queimadas em terrenos baldios e em locais onde é despejada grande quantidade de lixo. No mesmo período indicado pelo setor de Ajudância, os focos de incêndios subiram de 47 para 61. “Esses são locais que também têm trazido problemas, já que de março até o mês de setembro as ocorrências foram muito pequenas. Precisamos da conscientização da população porque essas ocorrências oferecem riscos”, disse tenente Leal.
 
Dentre os locais que apresentaram maior número de ocorrências estão vários trechos da BR-104 e BR-230. Já os bairros de Campina Grande onde aparecem mais focos de incêndios em terrenos baldios são: José Pinheiro, Catingueira, Santo Antonio, Bodocongó e Malvinas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário