sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Queimadas afetam a rede elétrica

Em 2012 foram 18 quedas de energia elétrica provocadas por queimadas desordenadas; Sudema realiza campanha.




O número de interrupções do fornecimento de energia gerados pela queima de cana de açúcar deste ano já é superior aos anos de 2010 (seis) e 2011 (sete) juntos. Só em outubro, novembro e começo de dezembro de 2012 foram 18 quedas de energia, enquanto os dois anos anteriores somaram apenas 13 interrupções de energia provenientes da queima desordenada. Estima-se que quase 240 mil pessoas foram prejudicadas com o ocorrido.
O mais alarmante, segundo o gerente de Manutenção da Transmissão da Energisa, Tércius Cassius Melo, é que esses dados podem ser ainda maiores, visto que o período de colheita da cana de açúcar só encerra ano que vem.
“O número é bem superior ao de anos anteriores. O pior é que a colheita da cana-de-açúcar se estenderá até março de 2013. O que nos desafia é que este aumento ocorre em um ano em que as ações educativas e fiscalizadoras se intensificaram com a parceria entre a Energisa e a Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente)”, comentou Tércius Melo.
Na campanha chamada 'Projeto Evite Queimadas' Energisa e Sudema alertam para o cumprimento da lei que determina a faixa de segurança para o uso do fogo em áreas próximas à rede elétrica. “Para as linhas de transmissão, a faixa de segurança é de, no mínimo, 30 metros, e para a distribuição, 15 metros. O problema é que em todas essas ocorrências esses limites não foram respeitados. O calor afeta a composição do ar, provocando curtos-circuitos entre os condutores e até mesmo entre os condutores e os postes”, explicou Tércius Melo. O projeto é realizado entre donos de usinas, trabalhadores e plantadores terceirizados de nove municípios paraibanos.
A coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Karina Massei, disse que o grande problema para realizar as fiscalizações é que muitos senhores de engenho não assumem a autoria da queimada irregular. “Ao chegar na plantação, a Energisa entra em contato com a Sudema, para saber se aquela usina tem autorização para realizar a queimada. Muitas vezes o usineiro não tem a licença e nega que foi o responsável pela ação, dizendo que foi incêndio criminoso gerado por piola de cigarro, por exemplo. É muito difícil combater essas ações”, disse.
Para realizar a queima da cana de açúcar, os usineiros e plantadores devem obter licença emitida exclusivamente pela Sudema. O documento só é fornecido àqueles produtores que demonstrem que estão seguindo uma série de requisitos de segurança, como respeito aos limites de queimada.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário