segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Bica ganha site e reforma de ambientes para os animais de aniversário de 90 anos

17/12/12 - 18:39 - Atualizado em 17/12/2012 - 18:46

O site (joaopessoa.pb.gov.br/bica) foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Comunicação


O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido popularmente como Bica, completa 90 anos de fundação no próximo dia 24. Para comemorar a data, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) lançará o site do local, que já vem passando por uma série de melhorias na sua infraestrutura, por meio do Projeto de Requalificação da Bica. A programação festiva, que se inicia nesta terça-feira (18), também inclui diversas atividades educativas, com entrada gratuita para os visitantes do parque.

O site (joaopessoa.pb.gov.br/bica), que estará disponível a partir desta quinta-feira (20), foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Comunicação (Secom). Nele, o internauta encontrará links com informações sobre a história do parque, os animais e as ações de educação ambiental realizadas no local. Também será possível ter acesso às redes sociais, interagindo por meio do envio de fotos e de comentários.

Atividades – A programação de aniversário da Bica inclui ainda uma série de atividades, sempre a partir das 9h. Para beneficiar os visitantes, a PMJP vai garantir, do período de 18 a 20 deste mês, a entrada gratuita para todos.

Nestes dias, a equipe do parque realizará atividades de educação ambiental com o público, promovendo a interatividade com os animais do zoológico. Os visitantes também poderão participar da oficina Máscaras da Fauna Brasileira, no Centro de Práticas Ambientais (Cepam).

As escolas que quiserem agendar a participação dos estudantes nas atividades de comemoração dos 90 anos da Bica devem ligar para o número 3218-9710.

Requalificação – Desde 2010, a Bica está passando por reformas em seus recintos. O Projeto de Requalificação foi aprovado mediante concurso nacional, vencido pelo escritório do arquiteto Marcos Santana. A iniciativa inclui a recuperação dos ambientes dos animais e a reurbanização de toda a área – incluindo espaços para os visitantes, como o Lago das Cinco Fontes, que receberá novos brinquedos para crianças.

Durante a primeira fase, já concluída, foram recuperados recintos como a Casa dos Répteis, o ambiente dos pequenos mamíferos, odos primatas e o dos falconiformes. Foi construído ainda o “walkingthru”, no qual é possível caminhar pelo recinto e interagir com animais que não oferecem risco à segurança dos visitantes.

Na segunda fase do projeto, serão reformados os recintos dos grandes felinos e das aves, além de outras áreas da Bica.

Fim de ano – Neste fim de ano, o parque funcionará de terça a domingo, das 7h30 às 17h. No dia 21, próxima sexta-feira, a Bica estará fechada para encerramento das atividades da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, a Bica funcionará em horários diferenciados. No dia 24 (segunda), o expediente será até o meio-dia, voltando a reabrir no dia 25 (terça), a partir de meio-dia. Da mesma forma acontece nos dias 31 deste mês e 1° de janeiro.

Parque Arruda Câmara – Localizado em uma área protegida de Mata Atlântica (268 mil metros quadrados), a Bica abriga 571 animais nativos e exóticos de 98 espécies, entre aves, répteis e mamíferos.

O local recebe animais de outros zoológicos e também de apreensões do tráfico ilegal. Eles são encaminhados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e permanecem no zoológico por causa das condições físicas ou por não se adaptarem mais à vida livre na natureza.

Na Bica, os animais são acompanhados por médicos veterinários e equipe de tratadores, que fornecem ração balanceada e cuidam do bem estar dos animais.

Programação de aniversário:

Terça e quarta-feira (18 e 19)
9h às 11h e das 14h às 16h: Atividades de Educação Ambiental, promovendo a interatividade com os animais do zoológico;

Terça-feira (18)
9h às 11h: Oficina Máscaras da Fauna Brasileira no Cepam;

Quarta-feira (19)
14h às 16h: Oficina Máscaras da Fauna Brasileira no Cepam;

Quarta-feira (20)
8h: Café da manhã no espaço Jequitibá
9h: Descerramento da placa alusiva aos 90 anos do Parque pelo prefeito Luciano Agra
9h30: Comemoração com um bolo de aniversário de ração, para os macacos-prego.

Secom-JP



Nenhum comentário:

Postar um comentário