sábado, 15 de dezembro de 2012

Acessibilidade na orla

Projeto que começa neste sábado (15) na orla da praia do Cabo Branco, permitirá aos cadeirantes acessibilidade à praia e ao mar.

As pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida terão nova opção de lazer na cidade de João Pessoa. A partir de hoje, às 7h, serão iniciadas as atividades do projeto 'Acesso Cidadão ao Lazer, Esporte e Cultura', na praia do Cabo Branco, que permite aos cadeirantes acessibilidade à praia e ao mar.
O projeto é uma parceria da Prefeitura da capital (PMJP), por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan); Fundação Casa José Américo; ONG Assessoria e Consultoria para Inclusão Social; e Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).
A programação inicia-se às 7h, na calçadinha da praia, com café da manhã para os participantes. Em seguida, haverá a apresentação da Banda Acredite, pelo CAEHH (Helena Holanda), cadastro dos participantes, início da cerimônia de instalação do projeto, apresentação da banda de pagode e danças pela Funad, encerrando com práticas de modalidades esportivas: bocha no tablado, vôlei sentado, frescobol, badminton, banho de mar nas cadeiras anfíbias, surf, passeio de caiaque. A solenidade que marcará o início das atividades contará com a presença do prefeito Luciano Agra e com apresentações artísticas de grupos formados por pessoas com deficiência física.

PROJETO
Todos os sábados, das 7h ao meio-dia, será disponibilizado, em frente à Fundação Casa José Américo, material que garantirá o lazer e as atividades esportivas. Ao todo, são 13 cadeiras anfíbias (flutuam no mar), dois caiaques adaptados, duas pranchas de surf adaptadas, duas handbikes, dois kits de bocha, um kit de vôlei sentado e uma esteira que levará os cadeirantes da calçada até o mar.

Para auxiliar os usuários, estão envolvidos no projeto mais de 30 profissionais e estudantes voluntários, incluindo educadores físicos, fisioterapeutas e bombeiros civis. Todos passaram por capacitação para executar o trabalho com o público.

De acordo com a coordenadora de Controle Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Patrícia Teotônio, o projeto de acessibilidade na praia é pioneiro no país. “Nenhuma cidade brasileira oferece um serviço como esse e acredito que atrairá muitos turistas com necessidades especiais”, disse.

Para a publicitária Carolina Vieira, que é cadeirante, o projeto é uma conquista para os deficientes físicos. “Até então, tínhamos muitas barreiras arquitetônicas que nos impediam ter acesso a um espaço tão maravilhoso como a praia”, disse.

Além das atividades na praia, o projeto Acesso Cidadão tem como objetivo assegurar que pessoas com deficiência tenham acesso a locais de eventos esportivos, recreativos, turísticos e culturais, além de conscientizar sobre a necessidade de facilitar a vida da pessoa com deficiência.

O secretário de Planejamento, Aldo Prestes, disse que é muito importante o envolvimento da Seplan com atividades voltadas à acessibilidade. “Por meio desse projeto, conseguimos doar cadeiras para a equipe de basquete e custear as suas passagens para uma competição. Tudo o que está ao alcance da PMJP fazemos para apoiar a acessibilidade do cidadão”, disse.

O projeto assegurará que crianças com deficiência possam, em igualdade de condições com as demais crianças, participar de jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer e culturais, na areia, no mar e na FCJA. Prevê a criação de oficinas de surf adaptado, de arte e esculturas na areia, de vôlei de praia, oficinas recreativas, como peteca e spiribol, bem como serão promovidas palestras e diversas atividades nas dependências da Fundação Casa de José Américo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário