terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Deputado denuncia erosão causada por plantações de cana em Santa Rita



Redação, com Assessoria

Deputado denuncia erosão causada por plantações de cana em Santa Rita
O deputado estadual Frei Anastácio (PT) está denunciando que plantações de cana-de-açúcar estão provocando grande erosão nas comunidades Capitão e Utinga, em Santa Rita. "Estive durante o final de semana nas duas áreas e constatei o que está ocorrendo. Em alguns locais, já surgiram verdadeiras crateras que preocupam as famílias de agricultores familiares", afirmou Frei Anastácio.

 
O deputado explicou que para manter as plantações, os produtores retiram uma grande quantidade de água do Rio Paraíba. "Vimos uma bomba d'água que precisa de um grande transformador elétrico, essa água levada para cima desce com muita velocidade arrastando um enorme volume de terra que, em pouco tempo, pode aterrar o próprio rio na região", denuncia o deputado.
 
O parlamentar disse que está enviando ofícios aos órgãos de defesa do meio ambiente, solicitando uma fiscalização nas duas localidades. "Não acredito que esse tipo de agressão esteja acontecendo com permissão dos órgãos ambientalistas. Esperamos que sejam tomadas medidas urgentes para impedir que o Rio Paraíba seja  "assassinado naquela área", disse o deputado.

Famílias realizam reflorestamento
O parlamentar disse que a situação é tão preocupante, que as famílias de posseiros que moram nas comunidades Utinga e Capitão estão realizando reflorestamento de uma área de 152 hectares, às margens de um afluente do rio Paraíba. "As famílias estão recuperando a mata ciliar por conta própria, como forma de preservar as terras onde vivem e retiram seu sustento", disse Frei Anastácio que visitou a área durante o final de semana.
 
A região produz toneladas de alimentos a exemplo de coco, banana, maracujá, feijão, inhame, macaxeira e diversos outros produtos que são levados para feiras em Santa Rita, João Pessoa, além de participarem de feira agroecológica com 160 barracas. "Produzindo dessa forma, os trabalhadores vivem bem, não dependendo de monoculturas como em outros locais da própria região. É um contraste enorme de quem vive de sua produção com muita dignidade e os que ficam a mercê da cana de açúcar ganhando muito pouco." destacou o deputado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário