sábado, 8 de dezembro de 2012

Sudema alerta para praia imprópria ao banho neste fim de semana na PB


08/12/2012 07h00 - Atualizado em 08/12/2012 07h00 

Segundo o órgão, banhistas devem evitar Praia do Jacaré, em Cabedelo.
A Sudema monitora 56 praias na Paraíba e o relatório vale até o dia 14.
 
Do G1 PB

Praia do Jacaré está imprópria para banho (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Praia do Jacaré está imprópria para banho
(Foto: Krystine Carneiro/G1)
Apenas uma das 56 praias da Paraíba está imprópria para o banho neste fim de semana, de acordo com o relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) nesta sexta-feira (7). A Praia do Jacaré fica na cidade de Cabedelo, Grande João Pessoa, e o trecho impróprio para o banho está à margem direita do Rio Paraíba.

Segundo a Secretaria de Comunicação do estado (Secom-PB), a equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do estado.

Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente. A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória.

De acordo com a Sudema, a classificação de balneabilidade das praias é válida até a emissão do próximo relatório, que será divulgado no dia 14 de dezembro.

A química responsável pela analise das amostras de água recolhidas nas 56 praias foi Maria de Fátima Lins de Menezes. No relatório, ela alerta que “a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente onde houver indício de escoamento recente”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário