domingo, 9 de dezembro de 2012

Quando o lixo se torna arte natalina

Geneleudo dos Santos montou pelo terceiro ano seguido um presépio utilizando material reciclado.


 


Simplicidade, criatividade e preocupação com o amanhã. São fatores como esses que reforçam as reflexões das pessoas na época do Natal e que o artista Geneleudo dos Santos materializou em aspectos artísticos.

Pelo terceiro ano seguido, ele montou um presépio – a representação do nascimento do menino Jesus –, utilizando materiais reciclados, dando prova de que nem sempre o que vai para o lixo pode ser descartado completamente.

Residente na rua João Domingo dos Santos, no bairro do Jardim Continental, uma das áreas mais carentes de Campina Grande, Geneleudo utilizou seu quintal para que a obra de arte ficasse pronta em dois meses. Faltando pequenos detalhes para receber a visitação dos seus vizinhos e promover a chegada de Papai Noel para as crianças, evento que acontecerá no dia de Natal, às 15h, o artista plástico não esconde o entusiasmo de poder transformar o local em um ambiente de harmonia e confraternização.

“O que eu vejo no lixo é arte. Eu posso transformar cada objeto em coisas simples, mas que podem sensibilizar as pessoas. É essa a proposta desse presépio natalino, que está sendo montado com garrafa pet, papelão, folhas de jornal, madeira, cola e vários tipos de tecidos”, enumera o artista. “As pessoas precisam ficar mais atentas com o meio ambiente porque a degradação está ameaçando várias áreas e nós não podemos ficar sem fazer nada para mudar isso”, alerta Geneleudo.

Sem ajuda nem financiamento para poder expandir seu trabalho, Geneleudo dos Santos conta que vem há dois meses separando os objetos e criando as formas dos animais que cercam a manjedoura, além de confeccionar os personagens dos três Reis Magos, José e Maria. Já o Menino Jesus é representado por um boneco que foi achado no lixo e reformado por ele. “Essa comunidade onde eu moro é muito carente e muitas pessoas tiram o seu sustendo do lixo. Mas, mesmo assim, nós não temos ajuda para expandir a reciclagem no bairro, e temos que nos virar de qualquer jeito”, afirma.

Superando essas dificuldades, o artista plástico acrescentou que não há felicidade maior do que a visita dos moradores do bairro durante a noite, quando liga a instalação elétrica do presépio. “Isso aqui fica muito bonito. Os vizinhos vêm visitar, trazem os filhos, tiram foto, e isso representa muito para um artista. É com esse sentimento que nós oferecemos a festa para as crianças no Dia de Natal, já que muitas não têm condições de ter uma em casa”, afirma Geneleudo, confessando que se veste de Papai Noel durante o evento.

Uma das moradoras do bairro, Karla Lopes, 22 anos, valoriza o trabalho do artista, destacando a inspiração dele em retirar dos objetos descartados algo que tem o poder de dar nova vida aos ambientes. Ela garantiu a presença nas próximas noites para visitar o local e celebrou a dedicação de Geneleudo dos Santos em trazer mais alegria para o final de ano de muitas famílias. “Temos que valorizar essa dedicação dele. Com certeza vou visitar o presépio e parabenizá-lo por mais uma obra muito bonita, que tem uma preocupação com o meio ambiente”, disse a estudante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário