sábado, 22 de dezembro de 2012

Sertão deve registrar temperatura máxima em torno de 37 ºC, diz Aesa

22/12/2012 06h00 - Atualizado em 22/12/2012 06h00 

Previsão é para o verão que começou nesta sexta-feira (21).
Meteorologista diz que temperatura está dentro da média.
 
Do G1 PB
 
Com a maré acima de 0.4m os corais ficam submersos em Picãozinho (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Temperatura no Litoral deve ficar em torno de 31 ºC
a máxima (Foto: Krystine Carneiro/G1)
O verão começou às 8h11 desta sexta-feira (21), segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, as temperaturas que devem ser registradas durante a estação ficarão dentro da média. A região do Sertão da Paraíba terá temperatura máxima em torno de 37 ºC. “Está dentro de uma média que vem se mantendo. Houve época em que as temperaturas já foram mais altas”, explicou. 
 
Para o Litoral, a Aesa prevê que a temperatura mínima deve ficar em torno de 23 ºC, enquanto que a máxima deve chegar aos 31 ºC. O Brejo deve ter uma temperatura mínima em torno de 21 ºC e a máxima em torno de 30 ºC.
 
No Sertão, a temperatura mínima  que deve ser registrada gira em torno de 24 ºC e a máxima deve chegar aos 37 ºC. No Cariri, a mínima deve ficar em 21 ºC e a máxima em torno de 35 ºC. 

O agreste terá uma temperatura mínima em torno de 21 ºC e a máxima deve chegar aos 31 ºC. A meteorologista Marle Bandeira ressalta ainda que, mesmo durante o verão, podem ocorrer chuvas isoladas em todo o estado.

Previsão para 2013
Na quarta-feira (19), a Aesa divulgou previsão em que diz que o período de seca deve se prolongar até fevereiro de 2013. Segundo a previsão, só em março é que a Paraíba voltará a ter um índice pluviométrico normal.

Os meteorologistas acreditam que o ano terá condições climáticas um pouco melhores que 2012 e preveem o início do plantio agrícola a partir de março.

O início do período chuvoso será retardado, mas deve se aproximar da média histórica principalmente no Semiárido, que abrange as regiões Cariri, Curimataú e Sertão da Paraíba. O somatório é de 1.880 milímetros nas três regiões entre os meses de março a maio.

A afirmação do gerente da Aesa, Lucílio Vieira, é de que até fevereiro também é necessário manter o racionamento e a preocupação com o volume dos açudes. “Não haverá recarga significativa nos açudes até fevereiro. Locais com perigo iminente de racionamento, cujo volume é abaixo dos 30%, necessitam de atenção maior. É importante a manutenção para evitar o colapso. Aconselhamos os agricultores a começarem o plantio em março de 2013”.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário