quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Aesa promove evento regional de meteorologia em Campina Grande

06/12/2012 - 10:32 


Durante o evento será anunciada a previsão climática para o primeiro trimestre de 2013.

 

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) vai realizar nos dias 17, 18 e 19 deste mês a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte da Região Nordeste. Durante o evento, que acontecerá na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com meteorologistas, pesquisadores e técnicos de vários estados, será anunciada a previsão climática para o primeiro trimestre de 2013.
 
No primeiro dia do encontro será apresentada a exposição “Diagnóstico das chuvas e açudes no período de 1994 a 2012 no Estado da Paraíba”, pela meteorologista Marle Bandeira e o gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio Vieira. “Vai ser um palestra bastante reveladora. Vamos desmistificar esta história de estarmos passando pela pior seca dos últimos 30 anos”, anunciou Lucílio.

O segundo dia vai ser dedicado às discussões técnicas dos modelos de previsão climática, inclusive com áudio conferência com outros meteorologistas de todo país. O estudo será feito por meio de uma parceria entre técnicos da Aesa, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos/Instituto de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e de membros de diversos centros estaduais de meteorologia do Nordeste. Ainda na terça-feira (18) será elaborado o documento final do encontro com a presença de representantes dos Centros Estaduais de Meteorologia.

Na quarta-feira (19) está programada uma entrevista coletiva para as 10h, quando serão anunciados os resultados das análises e o prognóstico climático para o trimestre janeiro-março de 2013. A programação completa da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte da Região Nordeste está disponível no site www.aesa.pb.gov.br. Mais informações pelo telefone (83) 3310-6367.

Ascom


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário