quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cacimbas, PB: IBAMA faz vistorias em cidades da Paraíba que tem lixões a céu aberto

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) estiveram na manhã desta terça feira 18/12 realizando inspeção em cidades da Paraíba que depositam resíduos sólidos, (lixos) em locais a céu aberto. Segundo os fiscais do órgão existe uma lei federal que obriga os municípios a construírem aterros sanitários para depositar o lixo produzido.

Em caso de desobediência os gestores poderão ser notificados e responder a ações penais, além de ficarem sujeitos a o pagamento de multas que podem chegar até 50 milhões de reais dependendo da gravidade dos danos causados a população e a o meio ambiente.

O lixo armazenado inadequadamente a céu aberto, contribui para a proliferação de fungos, bactérias, insetos e animais peçonhentos causadores de várias doenças prejudiciais à população. Outros fatores que preocupam as autoridades de saúde são a poluição do solo do lençol freático de água e a poluição do ar que compromete a qualidade de vida das populações.

Cacimbas que fica localizada no interior da Paraíba, dispõem de Aterro Sanitário que ainda não foi concluído, porem o lixo produzido na cidade é colocado num terreno baldio alugado pela prefeitura desde o ano de 1996. Segundo o senhor José Araújo Leite que administra o local a coleta seletiva não acontece e quando há acumulo de resíduos sólidos faz se necessário à queima do lixo o que gera irritação e inúmeras reclamações por parte dos moradores que ficam sufocados com a fumaça.

Desterro e outras cidades vizinhas também receberam a visita do IBAMA que prometeram continuar com as fiscalizações em outros municípios paraibanos pelos próximos dias. O problema do lixo é um problema de saúde pública e uma preocupação constante para os gestores que precisam descobrir e criar formas alternativas para solucionar as situações detectadas.      

Confiram mais fotos durante a fiscalização do IBAMA no local onde é depositado o lixo em Cacimbas:







                                               

Por: Olavo Silva da Rádio 104FM de Cacimbas, PB

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário