domingo, 17 de junho de 2012

Cinturão Verde inicia estudos sobre nascentes ameaçadas

Técnicos do programa iniciarão levantamento georreferencial das nascentes da bacia do Rio Mumbaba que estão ameaçadas pela ação dos areeiros da área.



Da Redação
Com informações da Secom/JP


Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira (5), o programa Cinturão Verde vai instalar uma nova horta agroecológica na comunidade de Mumbaba, região devastada por areais.

Na ocasião, os técnicos do programa iniciarão um levantamento georreferencial das nascentes da bacia do Rio Mumbaba que estão ameaçadas pela ação dos areeiros da área.

Na opinião do coordenador do Cinturão Verde (linha de crédito especial do programa municipal de crédito orientado Empreender-JP), Roberto Vital, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para lembrar a importância de políticas públicas para reduzir o impacto da sociedade sobre a natureza.

Segundo Roberto Vital, em outubro de 2006, no Vale do Piancó, numa extensão de aproximadamente 10 quilômetros entre Conceição e Ibiara, foram contados 16 focos de queimadas, futuros pontos de proliferação do processo de desertificação.

“E isto só pode ser contido e revertido a partir de intenso programa governamental de capacitação e difusão de tecnologia de base agroecológica”.

Na Zona da Mata, a situação é ainda mais preocupante. Com a devastação da floresta para dar lugar aos canaviais (uma das base da economia local), a Paraíba herdou um ambiente desmatado, de solos sedimentares e estrutura arenosa que precisa de cobertura vegetal permanente para preservar a propriedade de retenção de água, assegurando a perenidade dos poucos rios.

De acordo com o coordenador do Cinturão Verde, a proliferação de campos de extração criminosa de areia detrmina a morte dos rios, como já aconteceu com o rio Marés. Ele também acredita que o Rio Mumbaba também está condenado caso não acontece alguma ação política de preservação.

Cinturão Verde
Desde 2005, quando foi criada, a linha de crédito do Empreender-JP voltada aos pequenos agricultores liberou R$ 1,2 milhões através de 315 operações de crédito contratadas com recursos do Pronaf (Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar) e do Fundo Municipal de Incentivo aos Pequenos Negócios. Além dos financiamentos, o Cinturão Verde também desenvolve eventos de capacitação, assistência técnica agronômica, zootécnica e gestacional.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário