quinta-feira, 7 de junho de 2012

Paraíba não monitora nível de qualidade do ar

Plano de Controle de Poluição Veicular foi elaborado pela Sudema e encaminhado ao governador. Após aprovação deverá ser posto em prática.






Apesar dos grande malefícios que a poluição causa à saúde da população, ainda não existe um monitoramento da emissão de poluentes de origem veicular na Paraíba. Porém, o Estado não está longe de receber esse serviço. Depois de uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), determinando que todos os estados façam esse monitoramento, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema) elaborou um Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV).
 


Segundo a chefe do Controle de Poluentes Atmosféricos, Luciana Alves, o PCPV já foi encaminhado ao governador Ricardo Coutinho e só aguarda publicação para começar a ser colocado em prática. “Serão instaladas estações de monitoramento pela cidade. As estações serão equipadas com analisadores e cada um vai medir a concentração de um tipo diferente de poluente, todos de origem veicular”, explicou.
“As estações também vão fazer uma análise meteorológica, fator que influencia no índice de poluição no local. Se estiver chovendo, por exemplo, a qualidade do ar fica melhor porque a chuva limpa a atmosfera”, acrescentou Luciana. Ainda segundo ela, os dados das estações vão ser disponibilizados para a população de hora em hora através do site da Sudema.
Luciana disse que as medidas que deverão ser tomadas para minimizar a poluição vão ser tomadas com base nos dados do PCPV. “Vamos acompanhar a evolução da poluição e só então fazer planejamentos para minimizar os impactos”, comentou a chefe do Controle. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), através da assessoria, informou que também ainda não tem planos para ajudar na diminuição da emissão de poluentes pelos veículos, mas garantiu que vai atuar na fiscalização conforme as regras repassadas pela Sudema.
A previsão é que o trabalho comece este ano e que em 2013 as estações já estejam instaladas. Inicialmente, o plano será aplicado apenas em João Pessoa, mas a Sudema tem a intenção de ampliá-lo para Campina Grande, que tem a segunda maior frota de veículos do estado.
Apesar de não existir informações sobre um índice de poluição na Paraíba, a Sudema considera que esse número está sempre aumentando devido ao crescimento constante da quantidade de veículos. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nos três primeiros meses de 2012 a frota da Paraíba aumentou em mais de 14 mil veículos.
Em janeiro, o Denatran registrou 802.825 veículos em circulação no estado. Em março, esse número subiu para 817.036. A Paraíba só fica atrás, no Nordeste, de Sergipe, Alagoas e Piauí, em relação à frota. Nas principais cidades do estado, a quantidade de automóveis também cresceu. Em João Pessoa, o número cresceu de 257.940 em janeiro para 261.894 em março.
Em Campina Grande, o aumento foi de 124.554 em janeiro para 126.365 em março.
Segundo Luciana Alves, é um desafio para os governos de todos os estados controlar essa poluição vinda dos automóveis, mas que João Pessoa não deve ultrapassar os limites máximos porque a capital paraibana tem características metereológicas e topográficas que dispersam os poluentes, além de ter uma frota de veículos nova e pequena em relação a outros estados, correspondendo a apenas 7% do Nordeste. “Salvador é o único estado do Nordeste que tem esse monitoramento", informou.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário