sábado, 16 de junho de 2012

Cupins danificam imóveis na capital

Praga está comprometendo estrutura dos casarões históricos, resultando em risco de acidentes para quem passa pelas imediações. 

Publicado em 16/06/2012 às 06h00

Rizemberg Felipe
Infestação da cupins em imóveis abandonados se alastra para estabelecimentos vizinhos e preocupa proprietários


Os imóveis comerciais do Centro Histórico de João Pessoa estão sofrendo infestações de cupins vindas de casarões abandonados na região central da cidade. Alguns comerciantes já estão tendo que usar veneno para combater a praga. Além disso, os cupins estão comprometendo a estrutura dos casarões históricos, resultando em risco de acidentes para quem passa pelas imediações.

Um ponto crítico é encontrado no Varadouro. Com casarões antigos dividindo espaço com madeireiras, a situação fica bastante complicada para os comerciantes, que dependem da qualidade da madeira para fazer negócio. Um caso grave é apresentado pela gerente de uma madeireira, que não quis se identificar com receio de que a questão trouxesse má publicidade para seu estabelecimento. A gerente tem que tomar medidas de precaução constantes para evitar que os cupins tomem conta de suas mercadorias. A cada três meses, ela precisa recorrer ao veneno e ao óleo queimado, alternativa muito usada contra cupins. “Essas casas abandonadas não têm manutenção e acabam sendo foco de cupins que acabam nos afetando”, avaliou.

Outro exemplo desse problema tem endereço certo: é o casarão instalado na esquina da Praça Dom Ulrico. Degradado, coberto de vegetação, com janelas e portas quebradas e paredes repletas de pontos de rachaduras, o imóvel em questão já trouxe muita dor de cabeça ao responsável por um estabelecimento comercial nas imediações do casarão abandonado. Seu negócio também já foi tomado por cupins várias vezes. “Já tive vários problemas com os cupins que vêm dessa casa vizinha abandonada. Em todas as infestações, eu que tive que solucionar o problema”, disse o responsável pelo local, que preferiu não ter a identidade revelada, com medo de prejudicar o funcionamento do estabelecimento.

Além da questão de repassar as infestações para os vizinhos, esses casarões abandonados também podem causar acidentes para quem passa em suas calçadas, já que sua estrutura não está estabilizada. Segundo a chefe de Divisão de Projetos do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Paraíba (Iphaep), Paula Ismael, “o cupim causa problemas na coberta desses imóveis, que pode causar desmoronamentos e acarretam problemas também para os transeuntes”, explicou.

O procedimento, em casos assim, é acionar algum dos órgãos de proteção ao patrimônio, Iphan e Iphaep, no caso federal e do Estado, e a Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac) e Defesa Civil, na instância municipal. O coordenador da Defesa Civil, Francisco Noé, explicou que ao órgão cabe a vistoria técnica, por denúncia ou por investigação.

Em imóveis privados é necessário contatar o dono desses casarões para que prestem esclarecimentos acerca do descaso apresentado. “Entramos em contato com os proprietários ou responsáveis pelo imóvel e orientamos em relação ao que fazer para a restauração. Quando não é feita a restauração, os casos são levados para o Ministério Público”, esclareceu o diretor executivo do Iphaep, Marco Coutinho.

No caso dos cupins e se for em um imóvel público, são acionados técnicos para detectar o percurso do cupim, achar o ninho e destruí-lo.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário