terça-feira, 19 de junho de 2012

Mesmo com chuvas, maioria dos açudes não sangra na PB, diz Aesa

19/06/2012 10h41 - Atualizado em 19/06/2012 11h19
Dois açudes que estão sangrando são muito pequenos.
'Não há mais como recuperar esses açudes', diz gerente. 

Do G1 PB

Chuva causa transtornos no Centro de João Pessoa (Foto: André Resende/G1)
Choveu 51.6 mm na capital paraibana
(Foto: André Resende/G1)
Mesmo com as chuvas desta semana na Paraíba, apenas dois açudes em todo o estado atingiram seu volume máximo segundo dados desta terça-feira (19) do Monitoramento de Açudes a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O manacial Olho d'Água, em Mari, e Jangada, em Mamanguape, estão sangrando, porém, os açudes são considerados muito pequenos pela Aesa, com menos de 900 mil m³ de capacidade máxima.

De acordo com o gerente de Bacias Hidográficas da Aesa, Isnaldo Cândido, a Paraíba está vivenciando uma situação atípica para o mês. “Normalmente, em março, abril, maio e junho os mananciais atingem as cotas máximas, mas neste ano, eles não tiveram recargas suficientes”, explicou.
 
Um dos principais açudes da Paraíba, o Epitácio Pessoa, também conhecido como Boqueirão, está com apenas 77% da capacidade atingida. Entre outras cidades, o manancial abastece a cidade de Campina Grande. “Isso preocupa principalmente porque sabemos que em agosto, setembro e outubro as chuvas diminuem ainda mais”, revelou Isnaldo.

Ainda de acordo com o gerente, algumas barragens menores têm situações ainda mais críticas, como o açude de Caraibeiras, em Picuí, que só preencheu 14,4% de sua capacidade. Outros pequenos mananciais com o do Serrote, em Monteiro, e o de Ouro Velho, tabém tem índices muito baixos, com 5,4% e 5,8% respectivamente. “Não há mais como recuperar esses açudes este ano. Só de Deus fizer um milagre e mudar a previsão de chuvas”, lamentou Isnaldo.

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário