quarta-feira, 13 de junho de 2012

Defesa Civil retira vegetação do Rio Jaguaribe evitando alagamentos

Defesa Civil usa escavadeira para retirar vegetação aquática do Rio Jaguaribe com intuito de evitar alagamentos

 

 
Divulgação/SecomJp

Com o aumento das chuvas, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) está trabalhando desde terça-feira (12) com equipes na comunidade Tito Silva, no bairro do Castelo Branco, retirando vegetação aquática do Rio Jaguaribe para evitar alagamentos decorrentes das chuvas dos últimos dias. Moradores do local reclamaram que a água invadia suas casas, antes da limpeza começar a ser feita.

Na terça-feira, uma escavadeira hidráulica, cedida pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foi enviada para realizar o procedimento de limpeza de parte do Rio Jaguaribe, próximo à ponto do Castelo Branco.

A comerciante Paula dos Santos mora às margens do rio e contou que a retirada da vegetação já trouxe resultados. “Melhorou nossa situação porque está impedindo alagamento nas nossas casas”. A dona de casa Gisele Basílio, que também mora na comunidade Tito Silva, concorda com ela. “É muito bom que esse trabalho seja feito e espero que continue assim”, disse.

“Estamos utilizando uma máquina de grande porte nesta limpeza para amenizar a situação às margens do rio. Vamos estender a atividade para o São José devido a vegetação que já cobriu o espelho d’água”, disse o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela.

Comunidades na Ilha do Bispo e no Alto do Mateus também foram visitadas, e durante a semana outras visitas de acompanhamento devem ser feitas. “Estamos realizando a vistoria de residências e, caso haja algum risco numa casa, interditamos a residência, e dependendo do perfil socioeconômico da família, ela recebe um auxílio moradia”, explicou Noé.

Balanço
Apesar das chuvas em João Pessoa, não houve muitos chamados de emergência nos últimos dias, de acordo com a Comdec. Da última quarta-feira (6) até o domingo (10), a Defesa Civil registrou 17 ocorrências, dentre elas 12 de alagamentos, três de infiltrações, um desabamento e um deslizamento.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 0800-285-9020, disponível 24 horas todos os dias da semana. A chamada é gratuita.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário