quinta-feira, 7 de junho de 2012

Fumaça prejudica a saúde

Poluição aumenta os riscos de ataque cardíaco e problemas respiratórios além de asmas e rinites, relacionados a inalação de gases.


 
Segundo a Apan, a fumaça dos carros à combustão (movidos a álcool, gasolina e diesel) produz vários problemas para a população, principalmente com relação ao aumento do risco de ataque cardíaco e de problemas respiratórios, além de asmas e rinites, relacionados com a inalação de gases como o gás carbônico, o monóxido de carbono e outros gases compostos de enxofre e chumbo.

“Esta questão é muito grave porque, nos últimos 30 anos, no Brasil a emissão de gás carbônico por veículos automotores aumentou cerca de 283% e a população brasileira é eminentemente urbana”, revelou o biólogo Ronilson Paz.

Ainda segundo ele, políticas públicas que favoreçam o uso de transportes coletivos são importantes para diminuir o efeitos dos carros na poluição atmosférica. “Outra providência que pode ser tomada para diminuir a poluição atmosférica causada pelos veículos é a manutenção dos carros para evitar a fumaça negra, que é composta basicamente pela fuligem e partículas de carbono que causam graves danos à saúde”, sugeriu acrescentando que “essa fumaça provoca descoloração e corrosão de materiais, além de afetar os vegetais e animais domésticos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário